quinta-feira, 5 de junho de 2014

Sisu do meio do ano encerra prazo de inscrição; resultado sai nesta sexta

A segunda edição de 2014 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) encerrou suas inscrições na madrugada desta quinta-feira (5). O prazo para participar ia até as 23h59 de quarta (4). O resultado da primeira chamada será divulgado na sexta-feira (6).
Segundo balanço parcial divulgado pelo MEC, às 19h de quarta o sistema do Sisu registrava 1.114.410 candidatos inscritos.
Nesta edição, válida para o segundo semestre, serão oferecidas exatamente 51.412 vagas em 67 instituições. O Sisu é um processo seletivo que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes em cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior. Para participar, é preciso ter feito o Enem em 2013 e obtido nota acima de zero na redação.

Cada candidato poderá escolher duas opções de vagas em qualquer instituição participante. Ao longo do período de inscrições o sistema on-line informará diariamente a nota de corte.
Estudantes já podem consultar as vagas no site do Sisu (Foto: Reprodução )Site do Sisu (Foto: Reprodução )
Cronograma
O resultado da primeira chamada do Sisu sairá nesta sexta-feira (6), e a matrícula poderá ser feita de 9 a 13 de junho. Já a lista dos classificados em segunda chamada será divulgada em 24 de junho. As matrículas para a segunda chamada vão de 27 de junho a 2 de julho.

A quantidade de vagas é 29% maior que o total oferecido em junho de 2013, segundo o ministro da Educação, Henrique Paim. Do total das vagas, 28.802 (56%) serão destinadas à ampla concorrência; 21.142 (41%) serão preenchidas por cotas e 1.468 (3%), por outras ações afirmativas do Ministério da Educação (MEC).
Das 67 instituições de ensino participantes (61 federais e seis estaduais), a Universidade Federal Fluminense (UFF) abriu a maior quantidade de vagas (4.259), seguida pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, com 3.944), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, com 3.669) e pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA, com 3.108).
Desta edição, participarão quatro novas instituições: Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
A maior quantidade de vagas está concentrada nos cursos de engenharia (8.707), pedagogia (1.368), administração (1.383) e ciências biológicas (1.377).
Paim disse que o aumento de vagas oferecidas pelo Sisu "confirma a expectativa que todos têm de credibilidade em torno desse processo de seleção unificada". "O estudante não precisa mais se deslocar para fazer mais de um processo seletivo. A partir do seu computador, ele tem acesso a 67 universidades", declarou o ministro durante entrevista coletiva em Brasília.
Fonte: G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário