quinta-feira, 26 de junho de 2014

Bebê nasce com órgãos expostos; mãe faz apelo nas redes sociais

Andreza Raclene faz apelo nas redes sociais para conseguir cirurgia para o bebê (Foto: Reprodução/Facebook de Andreza Raclene)
Andreza Raclene faz apelo nas redes sociais
para conseguir cirurgia para o bebê
(Foto: Reprodução/Facebook de Andreza Raclene)
A mãe de um bebê recém-nascido está usando as redes sociais para pedir uma cirurgia para o filho, que aguarda há 11 dias pelo procedimento na rede pública de saúde do Rio Grande do Norte. O bebê nasceu com os órgãos expostos. Segundo Andreza Raclene, que tem 18 anos, o filho dela foi diagnosticado com meningomielocele sacral - uma má formação congênita que se caracteriza por um fechamento incompleto do tubo neural, tecido que dá origem a coluna vertebral; além de onfalocele, outro tipo de má formação que atinge a parede abdominal e deixa os órgãos internos expostos. Os dois problemas causaram ainda uma hidrocefalia - acúmulo de líquido na cavidade craniana. "Por causa da abertura no corpo e posição dos órgãos, ainda não foi possível saber o sexo do bebê", disse a mãe.

A Secretaria Estadual de Saúde informou aoG1, por meio de sua assessoria de imprensa, que já tomou conhecimento do caso e que a cirurgia será feita assim que possível.
Andreza conta que a criança deveria ter feito a cirurgia logo após o parto, no dia 15 deste mês, mas desde então o procedimento ainda não foi realizado. Ela contou que a criança foi diagnosticada com o problema ainda durante o pré-natal. "Fiz um ultra-som em Mossoró e lá foi diagnosticado esse problema. O médico me encaminhou para a maternidade Januário Cicco, em Natal, onde todo mês eu passava por uma consulta para acompanhar a gestação", explicou. Andreza é dona de casa e mora na cidade de Grossos, na região Oeste do estado.
Já em Natal, Andreza foi informada pela equipe médica de que teria que realizar uma cesariana e que logo após o parto a criança passaria por uma cirurgia para corrigir as más formações. "Minha cesariana estava marcada para o dia 25 deste mês, mas tive um sangramento 10 dias antes e o parto precisou ser antecipado. A cirurgia estava prevista para o dia 25, assim que a criança nascesse, pois é um caso de alto risco. Contudo, já fazem 11 dias que meu filho nasceu e o procedimento ainda não foi realizado", lamentou.
A criança ficou 10 dias internada na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI) da Maternidade Escola Januário Cicco. Ele tem uma abertura na parte de baixo da coluna que está aberta desde então. "Só ontem (quarta-feira, dia 25) consegui a transferência dele para o Varela Santiago (hospital especializado em atendimento pediátrico). Apesar dos problemas ele estava bem, mas ontem teve uma piora e agora respira com a ajuda de aparelhos", disse. Andreza falou ainda que o médico sequer conseguiu descobrir o sexo da criança por causa da má formação. "Não deu para ver no ultra-som se é menino ou menina. Além disso, os órgãos estão dispostos de uma forma que não dá para saber se a criança tem um útero ou não", explicou.
Infelizmente não posso fazer nada. Tenho tentado ficar tranquila e confiar em Deus"
Andreza Raclene,
mãe do bebê
Andreza está em Natal, na casa de parentes, enquanto aguarda uma solução. "Estou com minha mãe na casa de um tio meu. O médico que recebeu meu filho disse que um cirurgião-pediatra ainda terá que fazer uma avaliação para definir quais cirurgias serão necessárias. Minha preocupação é grande porque ele piorou nos últimos dias", contou ela.
De acordo com a mãe da criança, o sentimento é de preocupação. "Infelizmente não posso fazer nada. Tenho tentado ficar tranquila e confiar em Deus", disse.
'Médica disse que o bebê iria nascer e morrer'
De acordo com a auxiliar de serviços gerais Adriely França, irmã de Andreza, a médica de plantão que atendeu a gestante disse que "a criança iria nascer e morrer".

"Chegamos no hospital no dia 14, porque os médicos que fizeram o pré-natal dela aqui em Natal disseram que, caso acontecesse qualquer coisa, ela deveria correr para cá. A médica que atendeu minha irmã virou para nós e disse que 'não sabia o que a gente estava fazendo no hospital, porque a criança iria nascer e morrer'. Depois disso, colocou a Andreza em uma cadeira no corredor. Nossa sorte foram as enfermeiras, que viram que o caso era de urgência e colocaram ela em um quarto para fazer o parto", disse a irmã.
Ainda segundo Adriely, o médico que atendeu Andreza pela manhã questionou o fato de o parto não ter sido realizado. "Demos sorte com o médico que atendeu ela pela manhã, pois nos tratou muito bem. Ele agilizou para que o parto fosse feito e reiterou que a cirurgia da criança deveria ser realizada logo em seguida", disse ela.
Ao chegarem no Hospital Infantil Varela Santiago, não havia nenhum requerimento de cirurgia enviado pela Maternidade Januário Cicco. "A maternidade não solicitou a cirurgia. O médico do hospital que nos atendeu disse que o bebê deveria ser operado logo, mas não havia requerimento", explicou afirmou Adriely.
A irmã disse também que o cirurgião já examinou a criança e agora a família aguarda pelo procedimento. "O médico agora vai definir qual procedimento será feito primeiro, pois o bebê deverá passar por mais de uma cirurgia. Minha irmã decidiu lutar pela vida do filho e temos esperanças de que ele vai viver", falou Adriely.
Fonte: G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário