sábado, 21 de junho de 2014

Polícia Civil de Portalegre/RN elucida furto de animais em Viçosa/RN

A Equipe de Polícias Civis da Comarca de Portalegre/RN, tendo a frente o Dr. Ricardo Adriano Brito de Medeiros, com o apoio da Polícia Militar de Viçosa, comandada pelo Sgt. Herculano, não só esclareceu o furto de animais ocorrido aos 13/06/2014, na cidade de Viçosa, como também os recuperou, entregando-os aos proprietários.

O intuito criminoso teria sido ideia do adolescente THTH, o qual conseguiu captar como parceiro logo um adulto, também de Viçosa. Saíram os dois, então, oferecendo os animais a comerciantes da região, os quais, na sua maioria, desconfiaram da procedência dos animais e não fecharam negócio – sabia-se que eles nunca tinham negociado com animais. Porém, um comerciante local de Portalegre/RN aceitou correr o risco e aderiu ao plano.
No início da noite da sexta-feira, 13 de julho, os três foram a Viçosa. O adolescente e o adulto, residentes nessa cidade trataram logo de furtar os animais, o fazendo sem muita dificuldade, pois as cancelas não estavam trancadas. Levaram ao local combinado e, com o auxílio do comerciante, levaram para uma Fazenda situada na zona rural de Francisco Dantas. Mas o que eles não contavam é que, apesar de terem chegado lá de madrugada, teriam sido vistos e reconhecidos neste momento por uma testemunha.
Com o andamento das investigações, a equipe de Policias Civis de Portalegre/RN, juntamente com as vítimas se deslocaram até a zona rural de Francisco Dantas e lá lograram êxito em encontrar os animais ainda vivos, os quais foram prontamente reconhecidos por seus proprietários.
Num primeiro momento, todos os três negaram. Mas com o avançar das investigações, que cada vez mais obtinha provas suficientes para elucidar por completo o caso, o adolescente, espontaneamente, na data de hoje, 20/06/2014, resolveu mudar a versão inicialmente dada e confessar sua participação, detalhando como tinha se dado todo o intento criminoso. E juntando tal confissão com os demais elementos de prova, o caso restou elucidado.
Os Policias Civis de Portalegre/RN, destacaram que a rápida elucidação desse caso se deveu principalmente à coragem das testemunhas e a participação em geral, algo não muito comum diante do medo que normalmente as pessoas tem em colaborar com polícia.

Segundo o Delegado Ricardo Adriano, o fato de três pessoas terem se unido para praticar tal crime faz com que cada um responda por associação criminosa, agravada pela participação de um adolescente. O menor responderá por ato infracional análogo ao crime de furto noturno. Quanto ao adulto de Viçosa, este respondera por furto noturno cumulado com corrupção de menores, e o comerciante por receptação qualificada por ser no exercício de atividade comercial, cumulada com corrupção de menores.

Fonte: João Moacir 

Nenhum comentário:

Postar um comentário