quarta-feira, 4 de junho de 2014

Parque da Cidade será reaberto nesta quinta-feira em Natal

Parque da Cidade, obra do arquiteto Oscar Niemeyer, em Natal (Foto: Canindé Soares)

Fechado há cinco anos, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte será reaberto nesta quinta-feira (5) para a realização da Semana do Meio Ambiente 2014. O local teve uma obra de recuperação iniciada em agosto do ano passado. O projeto custou R$ 3,6 milhões e segundo a Prefeitura de Natal foram reestruturadas as partes elétrica e hidráulica, passeio público, biblioteca, auditório, e os dois acessos dos bairros Candelária e de Cidade Nova, este último com a reativação do teleférico.

O parque possui uma área de 132,36 hectares e está situado na Zona de Proteção Ambiental 1 (ZPA-1), entre os bairros de Candelária e Cidade Nova. A estrutura foi inaugurada em 2008, mas foi fechado ao público no ano seguinte.

Na reinauguração, o Parque da Cidade receberá apresentações da Orquestra Sinfônica de Natal, Ballet Municipal e Coral Som das Águas da Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), todas atrações previstas na programação da Semana do Meio Ambiente.

A partir das 10h30 estão previstas duas mesas redondas sobre Eco museologia e Poesia das Águas. Além disso, haverá o lançamento do livro “Prata, São Francisco, Amazonas-União das águas: imaginário das grandes bacias fluviais brasileiras”, de Bené Fonteles em parceria com Marcelo Delduque, recentemente lançado pela Câmara Federal, em Brasília.

Também no parque, às 17h, acontece mais uma mesa redonda sobre “Aquífero da cidade de Natal” com a participação do prefeito Carlos Eduardo; da promotora do Meio Ambiente, Gilka da Mata; do Diretor do Departamento de Conservação da Caern, Isaias Costa Filho; do  professor da UFRN, Cícero Onofre, engenheiro Civil e especialista em Sistemas e Tecnologias Inovadoras para o Saneamento; e também do geográfo da Semurb, José Petronilo da Silva Júnior, doutorando em Geoconservação pela UFPE e Universidade do Minho. Ao final ocorre ainda o lançamento do livro do arquiteto João Maurício Fernandes de Miranda “Natal foto-gráfico do passado ao presente”.

Além do Parque da Cidade, a Semana do Meio Ambiente também terá atividades no Bosque das Mangueiras, em Lagoa Nova. A partir das 8h ocorrem diversas oficinas de reciclagem, de brinquedos, de música e pintura, exposição de artes, jogos educativos, trilha ecológica, show de mamulengos, entre outras atividades.

A Semana do Meio Ambiente tem programação até domingo (8). Confira as atrações de quinta-feira e dos demais dias do evento.

Linhas de ônibus
Para atender a demanda dos usuários que vão ao Parque da Cidade, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana informa que o acesso ao local poderá ser realizado por meio do transporte público pelas linhas 24 – Planalto/Ribeira, via avenida Prudente de Morais; Planalto/Praia do Meio, via avenida Hermes da Fonseca; 33B – Planalto/Lagoa Seca, via avenida Prudente de Morais.

Os moradores das demais regiões da cidade poderão seguir para o Parque da Cidade utilizando o sistema de integração. Os moradores da zona Norte podem utilizar qualquer uma das linhas que siga via Ponte Newton Navarro e integrar com as linhas 24 e 33A na Praça Augusto Severo, na Ribeira. Também é possível utilizar as linhas que seguem para zona Sul e desembarcar no Midway Mall, integrando com as linhas 33A e 33B.

Os moradores da zona Oeste podem utilizar qualquer linha que siga via avenida Prudente de Morais e integrar com a linha 24 no Hiper Bompreço. Também é possível utilizar as linhas que passem pelo Midway Mall e integrar com as linhas 33A e 33B.
Os moradores da zona Sul onde as linhas 24, 33A e 33B não passam podem utilizar as linhas que passem pelo Midway Mall e, neste local, integrar com as linhas 33A e 33B.

Os moradores da zona Leste podem se dirigir para a Praça Augusto Severo, na Ribeira, e para a parada da rua Ulisses Caldas, em frente à Prefeitura de Natal, para utilizar as linhas 24 e 33A. Também é possível embarcar na linha 24 na avenida Prudente de Morais e na linha 33A na avenida Hermes da Fonseca.

Fonte: G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário