quinta-feira, 12 de junho de 2014

Crianças e adolescentes do CRAS, celebram festa junina em Itaú

O São João do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS aconteceu nesta quarta-feira (11) na sede do CRAS, situada a BR 405 nas dependências da COOPIL. Ofertados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), supervisionado por uma equipe de profissionais capacitada para atender as demandas específicas de cada faixa etária.



Através de Brincadeiras as monitoras do programa prendem a atenção das crianças, jovens e adolescentes que são assistidos, foi um momento de muita diversão para eles, que puderam brincar e dançar do seu jeito.



A quadrilha improvisada, mesmo com passes nada lá sincronizados, fez com que cada um mostrasse o seu jeito de celebrar os festejos juninos. A timidez ainda é uma grande dificuldade, mas aos poucos, com um pouco de incentivo dos colegas, esses desafios são superados e todos acabam caindo na diversão.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem como objetivos: Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;  Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;  Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; e Contribuir para a inserção, reinserção e permanência das crianças e adolescentes no sistema educacional.

Cada uma das situações de fragilidade enfrentadas pelos cidadãos deve receber um tipo de atenção diferenciada, de acordo com as necessidades de cada um. Além disso, as potencialidades das famílias devem ser ponto de partida para a organização dos serviços de proteção básica de assistência social, que estimulam a participação social.

Todos os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos organizam-se em torno do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), sendo a ele articulados. Previnem a institucionalização e a segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos e oportunizam o acesso às informações sobre direitos e participação cidadã. Ocorrem por meio do trabalho em grupos ou coletivos e organizam-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Confira as fotos desta festa clicando aqui ou a imagem abaixo




Fonte: Assecom Itaú-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário