sábado, 19 de dezembro de 2015

CHUVA DE GRANIZO É REGISTRADA NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Para á alegria e surpresa dos moradores de uma comunidade rural situada no município de Santana do Seridó, no Rio Grande do Norte. Uma chuva de granizo foi
registrada na última sexta-feira (18).

A chuva chegou a crescer á alegria dos agricultores. Chegou a ser registrada 99 milímetros em uma comunidade rural da cidade.

Santana do Seridó fica distante há 270 km da capital do estado. A chuva foi tão forte que u muro de um balneário chegou a cair, causado pela chuva que despertou a alegria e emoção dos moradores. 

Não é a primeira vez que na cidade registra a chuva de granizo, no final do ano de 2013 também choveu granizo na cidade. 
O último registro foi registrado em fevereiro do corrente ano, na cidade de Santana do Matos. Os moradores foram surpreendidos com a chuva de granizo que chegou a danificar alguns telhados de residência. 
As gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, quando chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, viram gelo. Congelado, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode aguentar e cai, em forma de pedra de gelo, que chamamos de granizo.
Como se forma a chuva de granizo ?
A chuva de granizo, no entanto, não acontece nas regiões polares. O motivo? É que o granizo só se forma em um único tipo de nuvem, a cumulonimbus, também responsável por trovões e relâmpagos. Essa nuvem atinge até 25 km de altitude a partir da linha do Equador. "E ela só aparece nas regiões mais quentes", explica Mario Festa, professor de Meteorologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo. Isso acontece porque ela se forma graças a temperaturas elevadas e alto índice de umidade relativa do ar, mais raro nos países frios.
A ocorrência do granizo, portanto, é mais frequente nas regiões equatoriais, e vai diminuindo
gradativamente ao longo das regiões tropicais, extratropicais e temperadas. "Por isso, em algumas épocas do ano é até possível ter chuva de granizo na Escandinávia, mas é raro. Já nos polos, realmente, nunca foi registrada", diz o professor.
A pedra de gelo tem, em média, 0,5 a 5 centímetros de diâmetro, mas isso pode variar. Nos Estados Unidos, na década de 1970, foi registrado um granizo com 14 centímetros de diâmetro, com 750 gramas.




Fonte: Assu Notícia via Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário