terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Mostra sobre Câmara Cascudo estava em exposição no Museu


Foto: Reprodução

Da redação

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Museu da Língua Portuguesa, na região central de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (21). No local, estava aberta desde o dia 20 de outubro uma exposição sobre a vida e obra do folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo.

A mostra “O tempo e eu e vc”, que levava os visitantes a um área expositiva sobre a cozinha brasileira, crenças, lendas, danças e misticismo, permaneceria aberta ao público até o dia 14 de fevereiro do próximo ano. De acordo com a curadora do Museu, Isa Ferraz, o incêndio não representa necessariamente perda do acervo, pois há cópias dos documentos armazenados em outros locais.

Marcos Palumbo, coronel do Corpo de Bombeiros, afirmou incêndio começou no primeiro andar e passou para os andares superiores.

"As chamas se propagaram de forma muito rápida. Tivemos a notícia que o incêndio começou e se propagou rapidamente até pela estrutura de madeira, material plástico e borracha que compõem o museu. Isso faz com que o fogo se propague rapidamente", disse Palumbo à GloboNews.

Não há informações sobre as causas de incêndio e se há vítimas. O museu estava fechado para o público nesta segunda-feira. O Museu da Língua Portuguesa fica na Praça da Luz e tem três pavimentos.

Inaugurado oficialmente no dia 20 de março, o Museu da Língua Portuguesa abriu suas portas ao público no dia 21 de março de 2006. Em seus três primeiros anos de funcionamento mais de 1,6 milhão de pessoas já visitaram o espaço, consolidando-o como um dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul.

Isa Ferraz, curadora do Museu da Língua Portuguesa, classificou o incêndio como "uma tragédia". "O museu é fruto de um trabalho de muitos anos de uma equipe multidisciplinar para criar algo completamente novo. O museu mudou paradigmas e virou referência internacional. Foi revolucionário não só pela tecnologia e formato mas pela maneira de encarar a língua portuguesa. Temos todos os arquivos de todo o conteúdo”, destacou.
Com informações do G1 via Mossoró Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário