quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Nutricionistas dão dicas para a ceia de Natal

Advanceyourcarrer
Para as frutas, a recomendação é servi-las com iogurte e alguma fibra como aveia, pois as frutas sozinhas são rapidamente transformadas em açúcar.
Engana-se quem pensa que para não engordar no Natal o melhor caminho é passar o dia sem comer ou exagerar nos exercícios físicos. Segundo nutricionistas, o resultado dessas práticas é exatamente o oposto. O ideal é não deixar de aproveitar a data, mas sem exageros. Além de não exagerar na quantidade, algumas dicas podem deixar a ceia mais saudável, sem perder o sabor.

A nutricionista Andressa Nascimento, especialista em obesidade e emagrecimento, recomenda trocar o excesso de sal nos alimentos por temperos naturais: canela, gengibre e pimenta. "Eles realçam o sabor e não trazem o inchaço que o sódio traz. Além disso, são termogênicos, aumentam a temperatura do corpo e fazem gastar mais energia, o que ajuda a emagrecer", explica.

castanha-m
As castanhas também são bem-vindas: "Castanhas são ricas em minerais que ajudam a inibir a vontade de comer doce e liberam a serotonina, hormônio que nos faz sentir bem", diz. O doce não deve ser excluído, afinal, rabanadas, panetones e outras sobremesas são exclusivas da data. A dica é comer mais carnes, ricas em proteínas, sem exagerar no arroz ou nas batatas. "Assim, não se chega à sobremesa com tanta fome e é possível controlar. Não é não comer. O que vai engordar é comer rabanada a semana inteira, uma ou duas de sobremesa não vão destruir toda a dieta".

Para as frutas, a recomendação é servi-las com iogurte e alguma fibra como aveia ou quinoa. Isso porque as frutas sozinhas são rapidamente transformadas em açúcar. As fibras e o iogurte prolongam a digestão e a sensação de satisfação.

Andressa recomenda ainda uma alimentação regular nos dias de festa, com café da manhã e lanches. De acordo com ela, ficar o dia sem comer faz com que o organismo acumule gordura para criar uma reserva, além de aumentar a fome e levar a comer mais os alimentos de Natal, que são mais gordurosos. No dia seguinte à ceia, o recomendado é uma caminhada leve. "Não adianta fazer exercício exagerado, pode ser pior. Exagera na comida e, no dia seguinte, exagera no exercício para compensar. Acaba sobrecarregando o corpo", alerta.

"Se fosse só para comer nos dias 24 e 25, 31 e 1º, eu diria para comer o que gosta, pois há comidas que só são preparadas nessa época. O problema é que o mês inteiro é cheio de confraternizações. Sobra comida, come-se ainda a semana inteira a ceia", diz a professora do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília Raquel Botelho.

Ela explica que os alimentos "típicos do Natal" são muito gordurosos e contêm muito sal. Nem mesmo as frutas secas escapam do excesso de gordura, gordura boa, mas ainda assim, gordura. A dica é não usar esses alimentos em todos os pratos. Também não se deve dispensar a salada. "Importante começar com um pouco de salada, ajuda o intestino a funcionar melhor e ajuda a fazer com que comidas não saudáveis não sejam totalmente absorvidas. No lugar das frutas secas, pode-se abusar das frutas de época nas saladas, colocar manga, por exemplo, que além de baratear, tem fibra".

De acordo com a nutricionista, quem toma bebida alcoólica deve se hidratar, tanto durante as comemorações quanto no dia seguinte. Água de coco e sucos naturais também ajudam na hidratação. Uma dica para as entradas, patês e queijos servidos antes da ceia é que alguns ingredientes sejam substituídos. A maionese das pastas pode ser substituída pela ricota ou queijo cottage. 

Fonte: No Minuto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário