sábado, 19 de dezembro de 2015

10 dicas para enfrentar o calor

 Resultado de imagem para bebendo agua
Temperaturas altas, umidade relativa do ar baixa e você sem saber o que fazer? O Brasil Escola separou algumas dicas para você enfrentar as ondas de calor que comumente atingem nosso país.
1- A primeira dica e a principal delas é a hidratação. No tempo quente, você acaba perdendo muito líquido e sais minerais através da transpiração, sendo muito importante repor o que foi perdido. Lembre-se de beber muito líquido, principalmente se você trabalha em locais abertos e fica constantemente exposto ao calor do sol. Evite bebidas alcoólicas e café, opte por um suco natural!

2- Quando o assunto é alimentação, escolha alimentos leves, como frutas e legumes. Se no seu prato não pode faltar carne, por que não escolher um peixe? Evite comer alimentos com muita gordura ou frituras.
3- Lembre-se de que o calor estraga mais rapidamente os alimentos, então conserve adequadamente seus pratos. Se você leva comida para o trabalho ou pretende levar um lanchinho para a praia, lembre-se de colocá-los em sacolas térmicas. Evite comer produtos como maionese e iogurtes, eles tendem a estragar com maior facilidade.
4- Evite roupas que dificultam a transpiração, como peças justas e de tecido sintético. Algodão é uma ótima pedida! Procure usar cores mais claras, essas peças esquentam menos que as roupas escuras.
5- Se você não estiver aguentando o calor e pretende ir a praias ou piscinas, lembre-se de que a exposição ao sol só é recomendada até as 10 da manhã e após as 16 horas.
6- Utilize bastante protetor solar e, se possível, use bonés, chapéus ou guarda-chuvas quando se expor ao sol. Os óculos de sol também devem ser utilizados.
7- Se você é do tipo que não sai do ar-condicionado ou trabalha em ambientes em que esse equipamento deve ficar ligado, fique atento às suas vias respiratórias. O ar-condicionado acaba causando um ressecamento nessas vias, o que pode levar a irritações. Para evitar o desconforto, use soro fisiológico nas narinas sempre que achar necessário. O soro fisiológico também é importante quando a umidade relativa do ar está baixa.
8- Desligue alguns equipamentos que aumentam o calor do ambiente. As lâmpadas, por exemplo, elevam razoavelmente a temperatura do local. Além de você ficar mais refrescado, ainda economizará energia elétrica.
9- Utilize umidificadores de ar; mas caso não os possua, coloque uma bacia com água no ambiente ou uma toalha molhada.
10- Outro cuidado essencial diz respeito aos carros. Lembre-se de que um carro exposto ao sol funciona como uma estufa! Não deixe crianças esperando enquanto você resolve um problema. Além disso, tome cuidado ao entrar no veículo, abra as portas e janelas para que o calor saia.
Além de todas as dicas acima, lembre-se de dar atenção especial aos idosos e crianças!
Agora que você já sabe como se portar em dias de calor extremo, mantenha a calma e espere por dias mais amenos!

Por Ma. Vanessa dos Santos

Fonte: Uol 

Nenhum comentário:

Postar um comentário