quarta-feira, 11 de junho de 2014

Motorista é flagrado ao jogar ônibus contra idoso em Belém


Um motorista de ônibus foi flagrado ao jogar o veículo contra um idoso nesta segunda-feira (9) no bairro do Telégrafo, em Belém. O caso foi registrado em um vídeo que circulou pela internet. Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) e a empresa VIP Transportes, o condutor foi identificado nesta terça-feira (10) e será demitido.

Nas imagens (veja vídeo acima), é possível ver o condutor direcionando os pneus dianteiros do coletivo para avançar em direção ao idoso, que bate na porta, pede para entrar, mas é ignorado. O registro foi feito na tarde de segunda-feira.
O vídeo mostra o homem acelerando e empurrando o idoso com o veículo. A vítima se desequilibra, cai, e ainda bate em uma placa de sinalização. O motorista ignora o acidente que acabou de provocar e segue viagem. Já o idoso sai caminhando a pé. "Depois que bateu ele foi embora, não prestou socorro e o senhor ficou aqui, meio lesionado", conta o grafiteiro Leandro Sena, autor das imagens. 
'Covardia'
No ponto de ônibus onde ocorreu o flagrante não existe estrutura que identifique a parada. Mas dezenas de passageiros aguardam diariamente os ônibus no local. Para a Associação de Usuários de Transporte Público de Belém, a atitude do motorista é uma vergonha e um crime que precisa ser punido.

"É uma covardia muito grande contra os idosos. E não só esse fato isolado, existem muitos fatos na cidade relacionados a isso. Essa forma de usar um ônibus como instrumento para passar por cima ou atentar contra uma pessoa idosa, isso é um verdadeiro desrespeito. A pessoa idosa, que já contribuiu muito neste país, não pode ser tratada dessa forma", critica o presidente da associação, Leandro Borges.
Para a diretora da Delegacia do Idoso, Sandra Veiga, o ato é criminoso. "Eu solicito que a vítima compareça até a Delegacia do Idoso para a gente formalizar a denúncia. Uma questão muito importante, sempre que ocorrer ou [alguém] presenciar esse fato, anote o máximo de dados possíveis sobre o ônibus que está provocando esse tipo de delito, porque só o fato de impedir a entrada do idoso no ônibus já está cometendo crime, capitulado no Estatuto do Idoso. É discriminação impedir que ele tenha acesso ao meio de transporte, cumulado com uma possível lesão corporal, porque no mínimo ele saiu lesionado. [A vítima] pode nos procurar que vamos tomar as providências."
Denúncias
Esse não foi um caso isolado. De janeiro até o começo de junho de 2014, a Ouvidoria da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) recebeu 172 reclamações contra motoristas de ônibus. A Semob informou que trabalha para diminuir o número desse tipo de ocorrência, inclusive com autuações das empresas flagradas em ações de desrespeito ao usuário.

O Setransbel divulgou nota em que repudia a conduta do motorista que desrespeita o passageiro, e afirma que é de responsabilidade das empresas tomar medidas punitivas em casos de desrespeito. O sindicato reitera, ainda, que tem intensificado o processo de aperfeiçoamento dos rodoviários, através de cursos de condutor de passageiros e relações humanas, com o objetivo de alcançar a excelência na prestação do serviço.
Fonte: G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário