segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

180 mil fiéis caminham com Santa Luzia durante procissão

Foto: Valéria Lima

Por Josemário Alves

Foram três horas de caminhada. Mais de 180 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, participaram da procissão alusiva à Santa Luzia, padroeira de Mossoró, no final da tarde e início da noite deste domingo (13).


O cortejo teve início na Capela de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Abolição II. Os fiéis caminharam quase seis quilômetros até a Catedral de Santa Luzia, no Centro. Durante o percurso, romeiros de todas as partes do Nordeste aproveitaram para agradecer as bênçãos e os milagres adquiridos. Foram momentos de fé e devoção.

A movimentação era intensa nas proximidades da imagem de Santa Luzia. Isso por que todos queriam, pelo menos um segundo, para ficar frente a frente com a virgem de Siracusa.

Antes da imagem chegar ao Centro da cidade, a Praça Vigário Antônio Joaquim, que fica localizada em frente à Catedral, já estava lotada. Párocos, coroinhas, políticos, jornalistas e uma multidão de fiéis aguardavam, ansiosamente, por Santa Luzia.

O encerramento da procissão e da festa de Santa Luzia, que já durava desde o dia 03, foi feito pelo Bispo Dom Mariano Manzana, com a benção do santíssimo Sacramento. Entretanto, antes, o prefeito de Mossoró Francisco José Júnior discursou e foi vaiado pela maioria do público presente.

Ele reconheceu a manifestação popular, pedindo desculpas por algum erro cometido e rogando a Deus e à Santa Luzia que o mostrasse como poderia melhorar.
Outros políticos presentes como a ex-governadora Rosalba Ciarlini, as ex-deputadas Sandra Rosado e Larissa Rosado, bem como o deputado federal Beto Rosado, não foram chamados para falar. Já o governador Robinson Faria, que estava na lista para discursar, preferiu não falar.

Ao final, atores e atrizes apresentaram pela última vez o Oratório de Santa Luzia, que conta em detalhes a história da santa mais querida e adorada de Mossoró.
(Foto: Valéria Lima)
 
Fonte: Mossoró Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário