terça-feira, 16 de agosto de 2016

Pedidos de Registro de candidatos que concorrerão ao pleito de 2016 de Itaú-RN já está disponível no site do TSE


Depois de um longo período de dúvidas e incertezas; foi a partir desta segunda-feira (15), último dia para o pedido de registro de candidatura dos pré-candidatos que desejavam disputar o pleito de 2016 que foi possível conhecer os candidatos que concorrerão a vaga de prefeito, vice-prefeito e vereadores do município de Itaú.

No site do TSE é possível ver os dados das duas coligações e seus respectivos candidatos.

O primeiro pedido de registro veio da Coligação “Vontade do Povo”, ocorrida no dia 05 de agosto de 2016 com a seguinte chapa:

Coligação Vontade do Povo (DEM, PRB, PTN, PR, PEN e PTN)

Cargo para Prefeito: Ciro Bezerra
Vice-prefeito: Paulo César
Vereadores: Alex Brasil, Chaquinha Fernandes, Ítalo Medeiros, Lala e Márcio Lima, Márcia Kele, Nerineide Fernandes, Raimundo de Luzia, Toinho Galego, Vanilma Brasil e Zé Filho.



A coligação “Por uma Itaú melhor” (PMDB, PSD, PHS, PT, PP, PC DO B e PT DO B) fez o pedido de registro nesta segunda-feira, 15 de agosto de 2016, último dia para realização do pedido.

Cargo Para Prefeito: Edson Melo
Vice-prefeito: André Júnior
Vereadores: Arivan Brasil, Branco Basílio, Catiania Martins, Cíntia Rezende, Dr. Xisto, Gildo Pinheiro, Ioneide, Jailson Brito, Lindomar Moreira, Lúcia Fernandes, Paulo Moreira, Pietro Fernandes, Tassia Morais e Vertinho.

Depois que os pedidos de registro de candidatos foram entregues, o TRE, tomou as seguintes medidas:

Emitiu recibo (um para o candidato e outro para ser inserido nos autos) comprovando a leitura e o recolhimento dos arquivos digitais gerados pelo Sistema CANDex, com os dados constantes dos formulários Requerimento de Registro de Candidatura (RRC) e Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap);

Providenciou a publicação de edital contendo os pedidos de registro, para ciência dos interessados, no Diário da Justiça Eletrônico.

É importante ressaltar que, após a confirmação da leitura dos dados dos candidatos, as informações serão encaminhadas automaticamente à Receita Federal do Brasil, por meio do próprio sistema de candidaturas, para geração do número de registro no CNPJ. Tal procedimento é necessário para que o candidato tenha como prestar contas à Justiça Eleitoral de possíveis doações recebidas, gastos com serviços contratados durante o período eleitoral, etc.

No site do TSE dados, documentos e estatísticas dos registros de candidatura, foram divulgados.

A propaganda eleitoral começa nesta terça-feira (16) e os candidatos aos cargos de prefeito e vereador de todo o Estado terão 45 dias para divulgar as ruas metas e planos de atuação à frente das prefeituras ou nas câmaras municipais. Isso significa que os candidatos terão um mês e meio para convencer os eleitores a votarem neles.

Nos próximos 45 dias, o eleitor não verá cavaletes entulhando praças, muros pintados com o nome do candidato e carros totalmente envelopados. Faixas, cartazes e adesivos não podem ultrapassar o limite de meio metro quadrado. As novas regras, fruto da minirreforma eleitoral aprovada no ano passado pelo Congresso, irão obrigar os candidatos a circular mais pela cidade, expondo-se à cobrança diária do eleitor.

A propaganda em rádio e televisão é restrita ao horário eleitoral gratuito, que começa no próximo dia 26. É muito importante a fiscalização feita pelos eleitores, mas também vale destacar que, com a nova legislação, as punições para os políticos que cometerem irregularidades vão de multa até detenção.


Fonte: Cidade News 

Nenhum comentário:

Postar um comentário