terça-feira, 28 de julho de 2015

Unidades especializadas devem ofertar medicamentos anti Aids

Hospital Rafael Fernandes disponibiliza tratamento profilaxia pós-exposição ao vírus Hospital Rafael Fernandes disponibiliza tratamento profilaxia pós-exposição ao vírus O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) esta semana o novo protocolo de diretrizes terapêuticas, válido a partir da última quinta-feira, 23. Dentre outros pontos, o documento estabelece que pessoas expostas ao risco de contaminação pelo (HIV) tenham acesso aos medicamentos anti Aids, a chamada pílula do dia seguinte anti Aids, em qualquer serviço especializado. Em Mossoró, o medicamento está disponível no Hospital Rafael Fernandes.
De acordo com o setor de assistência social do Hospital Rafael Fernandes, o tratamento de profilaxia pós-exposição já era disponibilizado aos pacientes antes do novo protocolo, assim como em outras unidades especializadas pelo país. No entanto, conforme publicou o Ministério da Saúde (MS), a publicação no DOU serve para ampliar o acesso ao medicamento.

Com a publicação no DOU, o MS informa buscar evitar casos de recusa de equipes de saúde em fornecer a terapia, sobretudo em relação a pacientes expostos ao vírus depois de fazer sexo sem proteção.
Embora aliado no tratamento contra a contaminação pelo vírus HIV, os médicos alertam que a melhor forma de se prevenir é usar preservativos nas relações sexuais, verificar se agulhas e equipamentos de corte usados em procedimentos médicos são descartáveis ou foram esterilizados, além de evitar compartilhar objetos como alicate de unha.
O tratamento de profilaxia pós-exposição é feito ao longo de 28 dias, com medicação controlada. O ideal é que os pacientes procurem o atendimento médico em no máximo até 72 horas após a exposição ao vírus.
Homens são a maioria entre novos casos de AIDS registrados em Mossoró
Segundo informações da Diretoria de Vigilância à Saúde (Sinan), da Coordenação de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids da Secretaria Municipal de Saúde, foram registrados 275 novos casos de contaminação pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) em Mossoró desde o ano de 2010. Até a última sexta-feira, foram confirmados 36 diagnósticos positivos da doença este ano na cidade, sendo 27 homens e nove mulheres.
Dos 275 casos de contaminação por HIV registrados desde o ano de 2010, foram 182 confirmações entre homens e 93 entre mulheres. Eles correspondem a 66,18% dos novos casos e elas a 33,82%. No entanto, o número de pessoas com o vírus deve ser ainda maior, pois, muitas vezes, as pessoas não suspeitam que são portadoras e não procuram atendimento médico.
Ainda segundo o Sinan, a faixa estaria de 20 a 34 anos é a que concentra o maior volume de novos casos de Aids em Mossoró. Os jovens neste grupo compõem 124 das confirmações desde o ano de 2010, o que equivale a 45,09% dos casos. Já as pessoas com idade entre 15 e 19 anos e os na faixa de 65 a 79 anos são os que apresentam menos casos, com 11 confirmações em cada grupo.
Podem ser expostos ao risco de contrair o vírus HIV profissionais da área da saúde, através de um acidente ocupacional, como entrar em contato com sangue de paciente. Outro grupo de risco é ainda o das vítimas de violência sexual ou ainda pessoas que tiveram relação sexual sem uso de preservativo.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário