domingo, 24 de maio de 2015

Encerramento da Semana de Combate e Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes em Itaú-RN



Durante toda a semana foi realizado uma intensa programação envolvendo as escolas do município, inclusive pais de alunos e a comunidade local. Todos imbuídos do mesmo pensamento por meio de atividades que, além de denunciar o Abuso Sexual contra crianças e adolescentes promover um trabalho social transformando a realidade vivenciada.


Enfim, chegou o momento tão esperado pelas equipes de cada colégio - o encerramento das atividades. O evento aconteceu no largo da Igreja de Nossa Senhora das Dores. Para maior comodidade foi reservado uma barraca coberta para cada, quando os alunos acompanhados dos respectivos diretores, professores e pais de alunos fizeram muito barulho anunciando seu grito de guerra. Por oportuno, Jonilson Ferreira convidou os alunos representando cada escola para dar início as atividades do dia, a saber: Corrida do ovo na colher o vencedor foi da Escola Estadual de Ensino Médio Francisco de Assis Pinheiro. Corrida do saco, novamente, ponto para o Francisco de Assis Pinheiro.



Corrida dos 300 metros - Primeira bateria vencedor do Colégio e Curso Vitória do Saber e a segunda bateria vencedor Francisco de Assis Pinheiro. Vislumbrando, manter o espirito competitivo saudável o psicólogo do CRAS Alam Amorim instigava as equipes dizendo que não as equipes que ainda não haviam pontuado não desanimassem, pois ainda tinha muitas provas a serem cumpridas. Neste clima deu-se início as tarefas surpresas, quando na oportunidade era anunciada cada tarefa ao sinal do professor Emerson as equipes auxiliadas pelos professores e pais dos alunos buscavam realizar cada tarefa sugerida. Esse momento foi de grande euforia entre as equipes. O objeto ou outros solicitados pela comissão deveria ser entregue a mesa julgadora que jugava se a tarefa havia sido cumprida, pontuando a cada vencedor. Neste contexto distinto uma tarefa merece destaque foi quando foi solicitado que as equipes deveriam apresentar no palco um homem vestido de mulher com sapato de salto alto e uma mulher vestido de homem, a tarefa rendeu muitos risos. Vale destacar que as equipes deveriam trazer as tarefas sem o auxílio de nenhum veículo automotor, tendo em vista que muitos não possuíam esse auxilio. Assim, todos deveriam correr a pé, caso contrário a equipe perderia pontos.  Ao todo foram 10 tarefas surpresas. 


Continuando houve a apresentação do palhaço FUXIQUINHO, que se encontra com o seu circo na cidade. Momento em que os adultos viraram criança, quando participavam das brincadeiras com o. As crianças então, dispensa comentários. Parabéns pela brilhante apresentação da sua filha com os arcos e as brincadeiras promovidas por Fuxiquinho. 


Enquanto a comissão somava os pontos das equipes, o prefeito Ciro Bezerra agradeceu a participação de todas as escolas e a comunidade local durante as atividades realizada nesta semana, quando foi realizado um trabalho social transformador buscando educar pela participação de todos, enfatizando que a semana foi de combate e convidou a todos para continuar no Combate e Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes em Itaú RN. A Secretaria da Assistência Social Jaíra Martins resumiu dizendo que a semana foi muito produtiva que os objetivos foram alcançados, visto que, os alunos apreenderam novos conceitos de preservação, quando modificaram espaços públicos em verdadeiros espaços ecológicos. Destacou que quantidade de brinquedos adquiridas pela as equipes como tarefa, superou as expectativas dos organizadores e que certamente vai alegrar muitas crianças assistidas nos projetos sociais, inclusive nas escolas do município. Concomitantemente, aconteceu com as sestas básica, adquiridas pelas equipes. Na oportunidade pediu que cada escola indicasse o nome de 10 famílias carentes para entregar uma sesta básica e que o restante seria distribuído entre as famílias carentes assistidas nos programas sociais. Neste contexto distinto um adendo merece destacar - os cartazes denunciando a temática em evidencia, idealizados e construídos pelos alunos que afixaram em diferentes espaços da cidade. Essa tarefa constitui o porto alto da campanha. Parabéns pelo trabalho profícuo. 

Enfim, chegou a hora de anunciar a equipe vencedora da gincana - momento mais esperado pelas equipes. A euforia tomou conta do espaço com muito barulho. Neste clima de ansiedade e alegria foi anunciado o vencedor da gincana - o colégio e Curso Vitoria do Saber, o segundo lugar ficou para a Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro que receberam os troféus de equipes vencedoras e uma premiação em dinheiro. Todas as escolas participantes receberam um mimo pela participação. E assim, se encerra a primeira Semana de Combate e Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes em Itaú RN. Tendo em vista o sucesso desse trabalho, fica o convite para em 2016 estarmos juntos com o mesmo espírito de combate ao abuso contra criança/adolescente na tentativa de transformar uma realidade vivenciada, minimizando as mazelas social, oportunizando as todas as crianças/adolescentes uma vida mais feliz e consequentemente um adulto realizado.



Redação: Josivânia Ferreira
Fotos: Rômulo Brasil
Fonte: Assecom de Itaú-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário