sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Professores listam 9 conselhos para a véspera do Enem

 Resultado de imagem para enem 2015
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) começa no sábado (23), mas nada de se desesperar. Aproveite a sexta-feira para tentar relaxar e descansar. Afinal, serão dois dias bem intensos de provas.

Para ajudar os vestibulandos, o UOL pediu para três professores listarem o que deve ser feito a um dia do exame. Confira as recomendações de Felipe Lima, especialista em técnicas de aprendizagem acelerada, Marcelo Dias Carvalho, coordenador do cursinho Etapa, e Roberto Nasser, coordenador de história, vestibular e orientação profissional no Colégio Bandeirantes.

Passo a passo

Reinaldo Canato/UOL
Reinaldo Canato/UOL

1. Priorize o descanso na véspera

Você pode até estudar um pouco, mas nada de excessos. Quem chega cansado na hora da prova, rende muito menos do que poderia render.
Getty Images
Getty Images

2. Tente relaxar

Medite, saia com amigos, vá ao cinema, assista televisão, ouça música. Faça qualquer coisa que ajude você a ficar tranquilo (a)
Junior Lago/UOL
Junior Lago/UOL

3. Faça um checklist com as tarefas necessárias para o exame

Confira se os dados do cartão de confirmação estão corretos (se não estiverem, avise o fiscal de sala); separe o documento oficial com foto original e a caneta preta com tubo transparente; veja (ou reveja) o endereço do local de prova; pesquise o trajeto e quanto tempo levará para chegar.
Rogério Cassimiro/UOL
Rogério Cassimiro/UOL

4. Se possível, visite o local de prova

Programe-se para chegar com uma hora de antecedência no lugar em que você fará o Enem. Assim você evitar dar com cara no portão fechado
Getty Images
Getty Images

5. Evite qualquer tipo de conflito com amigos, família, namorado (a)

Para que brigar com alguém a um dia do início das provas? O estresse só vai piorar sua ansiedade. Paciência e foco no exame.
Reprodução/Nationswell
Reprodução/Nationswell

6. Tenha uma ótima noite de sono

Um sono de má qualidade provoca o esquecimento de parte do que foi aprendido. É durante o sono que acontece a fixação do conhecimento de curto para longo prazo.
Reprodução/Instagram/@leesamantha
Reprodução/Instagram/@leesamantha

7. Faça uma refeição leve no dia anterior

E não se esqueça de separar o lanche para levar nos dias de prova. Você pode comer barras de cereal, sanduíches leves, chocolate, tomar um suco. Qualquer coisa que seja prático, rápido e leve.
Frank Rumpenhorst/via AP
Frank Rumpenhorst/via AP

8. Fique ligado (a) no horário de verão

O Enem segue o horário de Brasília. Por isso, tenha certeza do horário do fechamento dos portões na cidade em que você vai fazer a prova.
Gerador de memes/UOL
Gerador de memes/UOL

9. Controle a ansiedade

Uma ótima dica, segundo Felipe Lima, é a vivência mental da prova. O estudante deve fechar os olhos se imaginar dormindo bem na noite anterior, se imaginar acordando bem, indo para o local de prova com confiança, se imaginar fazendo a melhor prova do mundo e também recebendo o resultado de uma pontuação maravilhosa para que ele consiga ingressar na instituição de ensino que ele deseja. 
 
Fonte: Uol 

Nenhum comentário:

Postar um comentário