quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Professores da UERN acatam decisão judicial e encerram greve

Divulgação/Aduern
Após assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (22), os professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) decidiram acatar a decisão do desembargador Cornélio Alves e encerrar a greve.
O presidente da Associação dos Docentes da UERN (Aduern), professor Lemuel Rodrigues, disse que após deliberação a maioria aprovou o retorno às aulas. Embora a paralisação tenha sido forçada pela Justiça, o professor explicou que ainda existe o compromisso do governo com algumas reivindicações. “O acordo que nós fizemos com o governo se mantém. Por exemplo, acatamos a proposta do governo sobre o concurso. Então o governo não pode recuar. A continuidade das obras com recursos do Proinveste para o campus de Natal, de Caicó e Mossoró. O governo assumiu o compromisso que liberaria essa verba para continuar essas obras”, disse.

Sobre a reposição de aulas, o Lemuel explicou que a responsabilidade é do Conselho de Ensino, Pesquisa de Extensão (Consepe), mas que já tiveram a primeira discussão sobre o período letivo. “Nós já conversamos hoje com a equipe do reitor e o Consepe se reunirá amanhã de manhã. A diretoria de ensino já tem uma proposta de calendário própria. É o Consepe que define o calendário universitário”, adiantou
“Se o Consepe aprovar o calendário, as aulas devem retornar já na segunda-feira. Se a gente trabalhar com o calendário como pretendemos fazer de ocupar todos os dias, exceto o domingo. Usando os sábados letivos a gente pode terminar o semestre em meados de dezembro. Acredito que por volta do 15 de novembro”, explicou o presidente da Aduern.
Contudo, diante do longo período de paralisação, o calendário letivo deste ano só deverá ser concluído em 2016. “2015.2 começará possivelmente no final de janeiro. Então nós teremos 2015.2 dentro do calendário civil de 2016”, afirmou Lemuel.

Fonte: No Minuto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário