No período de 09 a 11 de outubro de 2013, as merendeiras do município de Itaú-RN, participaram do curso de Processamento de Fabricação de Embutidos e Derivados do Peixe para implantação do peixe na merenda escolar.
A consultora do curso, Ana Patrícia (SEBRAE/RN), capacitou as maneiras das escolas municipais, no uso do peixe na merenda escolar de maneira criativa e gostosa. No final da capacitação foram selecionadas algumas crianças para fazer degustação dos pratos para aprovação do projeto.
Para a degustação a Secretaria de Educação e Cultura, através de sua secretária, Miriante Brasil, convidou alguns alunos das escolas do município, diretores e secretário da Prefeitura para participar do momento e avaliar o projeto de implantação do projeto.
O cerimonialsta, Jonilson Freitas, coordenador de cultura, deu início a cerimônia de degustação formando a mesa, convidando em seguida a Secretária de Educação, Mirianete Brasil, para trazer seu discurso.
Mirianete iniciou sua fala dizendo que está inaugurando um novo tempo na alimentação escolar com a inserção do peixe nas escolas da rede municipal de ensino do Município de Itaú. Agradecendo o apoio dado pelo Prefeito Ciro Bezerra, por firmar parceria com o SEBRAE, através do coordenador Renato Gouveia, agradecendo a consultora do SEBRAE, Ana Patrícia.
A Secretária disse também que já havia debatido o assunto nas escolas, mas que teria sido vista de forma negativa, acreditando pela falta de conhecimento, e que hoje estava feliz com o resultado da capacitação, agradecendo a mudança de pensamento com a utilização do peixe na merenda escolar, acreditando que está no caminho certo.
Miriante justificou o motivo de o peixe ser adquirido na colônia de pescadores de Apodi e não em Itaú, que não dispõe das condições de manejo adequada como a do município vizinho (Apodi) que já está inserido no mercado fornecedor.
O coordenador do SEBRAE-RN Renato Gouveia destacou a parceria com a Prefeitura em vários setores do município de Itaú-RN, entre eles a inserção da tilápia na merenda escolar, sendo bem vista pela administração municipal, incentivando as merendeiras a usarem e abusarem da criatividade, colocando em prática o que foi aprendido com a capacitação, visando aquilo que o município oferece.
Ana Patrícia, consultora do SEBRAE, agradeceu a todas as merendeiras, dando nota 10 pelo empenho de cada uma, ao Prefeito, Ciro Bezerra, a Secretária Miriante Brasil, que esteve presente a todo momento e a nutricionista, Jornana, por orientá-las quanto aos nutrientes dos alimentos.
Por fim o Prefeito Ciro Bezerra trouxe seu pronunciamento destacando a importância do curso e os benefícios trazidos com a implantação do peixe na merenda escolar, visando também os custos que serão menores.
O Prefeito Ciro também falou da compra do peixe vinda de Apodi, mas garantiu apoio aos pescadores para se adequarem ao sistema de manejamento do peixe, através de sua colônia, que está se adequando as regras. Informando aos participantes sobre as conquistas que a colônia tem feita até aqui, e gostaria que essa renda ficasse com o município.
Ciro disse ainda que vai trazer para o município cursos referente ao uso do peixe para todos os interessados da cidade de Itaú-RN, em aprender assim como as merendeiras, fazer vários tipos de pratos a partir do filé de peixe.
Após as falas foi aberto o espaço para os alunos convidados a darem sua opinião sobre o projeto, sendo aprovando a maioria dos pratos apresentados.
Com a capacitação as merendeiras aprenderam a fazer vários pratos a partir do filé do peixe, como: Linguiça de Peixe, Sopa de Peixe, Vatapá de Peixe, Escondidinho de Peixe, Tapioca Colorida Recheada, Panqueca de Peixe, Peixe com banana, Peixe com manga, carne de caju com peixe, sanduiche de peixe, Rizoto de Peixe, Almôndegas de Peixe ao molho branco, Mungunzá com peixe, entre outros.
Com a degustação os participantes aprovaram quase todos os pratos feitos pelas merendeiras, respondendo positivamente e com boa aceitação a implantação do peixe na merenda escolar a partir de 2014.
Fonte: Assessoria de Comunicação da PMI
Nenhum comentário:
Postar um comentário