sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Sesap apresenta mapa da dengue no Rio Grande do Norte


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), através das subcoordenadorias de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, divulgou ontem, 13, uma Nota Técnica com o mapa indicando as áreas de maior vulnerabilidade para ocorrência de dengue no Rio Grande do Norte.
O documento tem como base uma "Matriz para identificação das áreas de maior vulnerabilidade para transmissão do vírus do dengue", elaborada pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, no final do primeiro semestre de 2010.
A construção da matriz estadual utilizou os critérios de incidência de dengue de 2000 a 2010, Índice de Infestação Predial (IIP), Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa) e densidade populacional.
Um percentual de 52% dos municípios do Estado apresenta situação de Risco Alto (36 municípios) e Muito Alto (51 municípios) para ocorrência de dengue. Diante deste cenário a Sesap elaborou a Nota Técnica, com recomendações aos gestores municipais para ajudar na construção de suas matrizes, permitindo assim a identificação e o planejamento para eliminação de riscos.
Nesta sexta-feira, 14, às 9h30, no auditório da Sesap, a coordenadora estadual do Programa de Combate à Dengue, Kristiane Fialho, e a subcoordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Araújo, concederão entrevista coletiva para fornecer mais informações sobre a situação da dengue no RN.

Fonte: GAZETA DO OESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário