sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Servidores da Ufersa e da Ifrn poderão entrar em greve




Em as­sem­bleia rea­li­za­da ontem 27, pela manhã, no Cen­tro de Con­vi­vên­cia da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral do Se­miá­ri­do, Ufer­sa, o Sin­di­ca­to Es­ta­dual dos Tra­ba­lha­do­res em Edu­ca­ção do En­si­no Su­pe­rior (Sin­test) le­van­tou a dis­cus­são sobre a si­tua­ção sa­la­rial da ca­te­go­ria para 2011. Du­ran­te o en­con­tro a di­re­to­ria do sin­di­ca­to anun­ciou uma pos­sí­vel pa­ra­li­sa­ção geral dos ser­vi­do­res técnico-administrativos fe­de­rais no país para março.

"Es­ta­mos nessa luta por um au­men­to digno. Já temos in­for­ma­ções que no go­ver­no Dilma ha­ve­rá um con­ge­la­men­to dos sa­lá­rios dos ser­vi­do­res fe­de­rais e nós vamos lutar até o úl­ti­mo mo­men­to para que isso não acon­te­ça. Ou­tros pon­tos foram dis­cu­ti­dos com a ca­te­go­ria que aten­deu ao nosso cha­ma­do e veio de­li­be­rar sobre a nossa cam­pa­nha sa­la­rial para 2011", in­for­mou o di­re­tor do Sin­test, San­dro de Oli­vei­ra Pi­men­tel.

O fato está cau­san­do in­dig­na­ção na ca­te­go­ria. Parte da equi­pe no sin­di­ca­to está em Mos­so­ró há dois dias, acer­tan­do de­ta­lhes da reu­nião. "Na as­sem­bleia, dis­cu­ti­mos as es­tra­té­gias na­cio­nais que estão sendo ado­ta­das e as al­ter­na­ti­vas para o Rio Gran­de do Norte", ex­pli­ca San­dro. E en­fa­ti­za: "É pre­ci­so que toda so­cie­da­de se en­ga­je nessa luta. Já no dia 3 de fe­ve­rei­ro, fa­re­mos uma pa­ra­li­sa­ção de aler­ta para mos­trar a in­sa­tis­fa­ção dos ser­vi­do­res com essas no­tí­cias que nos chega. Já ten­ta­mos mar­car vá­rias au­diên­cias com mi­nis­tros e até com a pre­si­den­te Dilma, que não de­mons­trou ne­nhum in­te­res­se em re­sol­ver o nosso pro­ble­ma. Por isso es­ta­mos nos or­ga­ni­zan­do para essa pa­ra­li­sa­ção de ad­ver­tên­cia. Es­ta­re­mos rea­li­zan­do mo­bi­li­za­ções nos es­ta­dos e em Bra­sí­lia em fe­ve­rei­ro, com o iní­cio dessa mo­bi­li­za­ção. Os ve­rea­do­res, de­pu­ta­dos, se­na­do­res, pre­si­den­te, go­ver­na­do­res já ti­ve­ram seus au­men­tos. Ire­mos tam­bém em busca do nosso", ex­pli­cou.

Ainda du­ran­te a as­sem­bleia foi lan­ça­da uma pu­bli­ca­ção que, se­gun­do o sin­di­ca­to, tem o ob­je­ti­vo de unir dias ins­ti­tui­ções de en­si­no su­pe­rior fe­de­rais do Es­ta­do, a Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral do Rio Gran­de do Norte, (UFRN), e a Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral Rural do Se­miá­ri­do, (Ufer­sa). As ma­té­rias tra­zem temas real­men­te re­la­cio­na­dos aos mu­ni­cí­pios do es­ta­do: o dé­fi­cit de mo­ra­dia, a falha nas po­lí­ti­cas cul­tu­rais e a falta de um pla­ne­ja­men­to am­bien­tal na ca­pi­tal po­ti­guar. Abor­da tam­bém a pri­va­ti­za­ção dos ser­vi­ços pú­bli­cos de saúde. Ou­tras re­por­ta­gens abor­dam a vio­lên­cia no país e o con­tro­le das mí­dias no Es­ta­do.

"Essa é mais uma fer­ra­men­ta que o sin­di­ca­to passa a ter na luta pela qua­li­da­de na edu­ca­ção su­pe­rior do es­ta­do, e na de­fe­sa dos di­rei­tos dos tra­ba­lha­do­res. A pro­pos­ta edi­to­rial da re­vis­ta PE a de co­lo­car a dis­po­si­ção de lei­to­res mais exi­gen­tes novas vi­sões de temas im­por­tan­tes do nosso dia-a-dia, bus­can­do o cha­ma­do à re­fle­xão", res­sal­tou o coor­de­na­dor de co­mu­ni­ca­ção do Sin­test, Edson Lima.

Sintes/RN

É uma ins­ti­tui­ção sem fins eco­nô­mi­cos com sede em Natal e constituiu-se para de­fe­sa e re­pre­sen­ta­ção legal dos tra­ba­lha­do­res em es­ta­be­le­ci­men­tos de edu­ca­ção do en­si­no su­pe­rior - prin­ci­pal­men­te Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral do Rio Gran­de do Norte (UFRN) e Ufer­sa -, sejam eles pú­bli­cos ou pri­va­dos.

Fonte: CORREIO DA TARDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário