sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Severiano Melo - Comunidade de Ipoeira ganha destaque estadual com projeto de horta orgânica


A comunidade Ipoeira, localizada a 6 Km da sede do município de Severiano Melo, tinha tudo para continuar sendo apenas mais uma comunidade rural como tantas outras que existem no município.

Mas o trabalho de organização iniciado e a implantação de um Projeto de Horta Orgânica Comunitário, bancado com recursos do Programa Desenvolvimento Solidário com contra partida da comunidade mudou completamente a vida dos agricultores familiares que estão atuando no projeto.

Entre os 801 projetos selecionados pelo Programa de Desenvolvimento Solidário no ano de 2010, o da comunidade de Ipoeira ficou entre os dez melhores. Quase toda semana, o projeto tem sido visitado, e recentemente recebeu a visita de uma equipe do Banco Mundial que estiverem na comunidade para conhecer a experiência que está dando certo.

Com 45 canteiros de 75 metros de comprimento, em uma área que foi doada para a associação, 16 agricultores familiares estão cultivando, cenoura, alface, coentro, cebolinha, pimentão, pimenta malagueta e pimenta de cheiro, alem de beterraba, repolho e outros produtos que são distribuídos gratuitamente a 818 famílias da zona rural e urbana de Severiano Melo. "Toda nossa produção orgânica é vendida a CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que é distribuída em parcerias com as associações rurais", informou Pedro Lucena Cabral que preside a associação.

Pedro destaca que além da geração de renda, onde cada pessoa que participa do projeto tem recebido em torno de um salário mínimo mensal, agora na comunidade todo mundo está consumindo hortaliças. "Nossa comunidade mudou completamente, agora estamos todos vivendo outra realidade", enfatizou.

Para implantar o projeto, foi liberado R$ 86 mil reais, já a comunidade entrou com uma contra partida de R$ 8 mil reais. Na comunidade foram perfurados dois poços que servem para irrigação dos mais de 30 canteiros e construída uma sede espaçosa onde funciona a associação. Durante todo período de implantação do projeto os moradores da comunidade participaram de diversos cursos, que foram fundamental dentro do processo de organização. "No inicio as pessoas olhavam com desconfiança. Hoje essa desconfiança se transformou em orgulho", lembra  Pedro.

Ele destacou ainda o apoio que a comunidade tem recebido de João Batista de Carvalho, "João do PT", presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (SINTRAF) do município que foi o idealizador do projeto além de está acompanhando todo processo desde o inicio. "Sem o apoio de João do PT talvez nós não tivéssemos conseguido mudar essa realidade", disse Pedro bastante emocionado.

No ultimo domingo, 16 mais de 300 agricultores familiares, da comunidade, demonstrando que quererem muito mais, realizaram a confraternização do projeto, dando mais um passo importante, não apenas para a comunidade Ipoeira, mas para todo município com a criação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf), que será essencial para fortalecer ainda mais suas lutas.

O Coordenador Estadual de Formação Sindical e Profissional da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte - FETRAF/RN, Pôla Pinto e Hildebrando Rocha que é coordenador estadual de Políticas Agrícolas e Agrárias estiveram na comunidade rural de Ipoeira e conheceram a experiência, que virou referência em todo estado.

Fonte: CORREIO DA TARDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário