Quem reside na região do Alto Oeste e tem que se deslocar diariamente utilizando a BR 226, tem encontrado dificuldade em realizar o percurso, já que faltam cerca de 16 quilômetros de asfalto do ponto em que a obra foi paralisada até o encontro com uma rodovia estadual que chega a Pau dos Ferros.
A BR 226 parte de Natal, atravessa grande parte do Seridó, e, a partir de Jucurutu (ainda no Seridó, já próximo ao Vale do Açu), dirige-se ao Médio Oeste do Estado, chegando a Triunfo Potiguar.
De Triunfo Potiguar, passa pelos Municípios de Campo Grande, Janduís, Messias Targino e Patu, no Médio Oeste potiguar. De Patu, segue para Almino Afonso, passando por Lucrécia, Frutuoso Gomes e Antônio Martins.
Devendo achegar até Pau dos Ferros, e de lá deveria seguir para o vizinho Estado do Ceará, até chegar a Tocantins, como está no seu projeto original.
Embora seja uma rodovia federal, há um acordo escrito entre o Governo Federal e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, para a construção do trecho da BR 226 em solo potiguar.
Pelo acordo, o Governo Federal ficaria seria responsável pela construção de 90% da obra, ficando o Estado responsável por cerca demais 10%, que seria a sua contrapartida.
Esse trecho próximo a Pau dos Ferros, que ainda não foi concluído, seria uma parte da obra de responsabilidade do Estado potiguar. Porém, ainda no governo da professora Wilma de Faria (PSB), a obra começou a sofrer paralisação, mesmo a então governadora tendo visitado a obra a garantido que ela seria concluída até o final de sua gestão o que não ocorreu.
No governo de Iberê Ferreira de Souza (PSB), que sucedeu Wilma de Faria nos últimos oito meses de mandato, a obra foi paralisada, e a empresa EIT, responsável por sua execução, retirou do local quase que todas as máquinas e operários.
Nesta sexta-feira, 14 de janeiro, o juristas, Alcimar Antonio confirmou que estve no trecho da obra e presenciou a EIT levando do local as últimas máquinas que ainda se encontravam no local "O fato é que a Rodovia BR 226, uma das mais importantes para o Estado do Rio Grande do Norte, continua incompleta em solo potiguar. E, já em terrenos do Alto Oeste, apresenta alguns poucos buracos, embora o trecho tenha sido construído recentemente", comentou Alcimar.
A atual governadora do Estado, Rosalba Ciarlini Rosado (DEM), que recebeu o Estado em 1º de janeiro, não se sabe se haverá recursos para a execução da parte final do trecho da BR 226, que vai do ponto em que foi paralisada até a divisa com o Estado do Ceará.
Quem necessitar se dirigir a Pau dos Ferros saindo de Patu ou Messias Targino, poderá contar com estradas totalmente asfaltadas, seja passando por Itaú, seja se arriscando pela serra de Portalegre.
Nos dois casos, haverá um aumento de cerca de 30km no percurso, mas esse tempo pode ser compensado pelo fato de essas vias serem totalmente asfaltadas.
A BR 226 parte de Natal, atravessa grande parte do Seridó, e, a partir de Jucurutu (ainda no Seridó, já próximo ao Vale do Açu), dirige-se ao Médio Oeste do Estado, chegando a Triunfo Potiguar.
De Triunfo Potiguar, passa pelos Municípios de Campo Grande, Janduís, Messias Targino e Patu, no Médio Oeste potiguar. De Patu, segue para Almino Afonso, passando por Lucrécia, Frutuoso Gomes e Antônio Martins.
Devendo achegar até Pau dos Ferros, e de lá deveria seguir para o vizinho Estado do Ceará, até chegar a Tocantins, como está no seu projeto original.
Embora seja uma rodovia federal, há um acordo escrito entre o Governo Federal e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, para a construção do trecho da BR 226 em solo potiguar.
Pelo acordo, o Governo Federal ficaria seria responsável pela construção de 90% da obra, ficando o Estado responsável por cerca demais 10%, que seria a sua contrapartida.
Esse trecho próximo a Pau dos Ferros, que ainda não foi concluído, seria uma parte da obra de responsabilidade do Estado potiguar. Porém, ainda no governo da professora Wilma de Faria (PSB), a obra começou a sofrer paralisação, mesmo a então governadora tendo visitado a obra a garantido que ela seria concluída até o final de sua gestão o que não ocorreu.
No governo de Iberê Ferreira de Souza (PSB), que sucedeu Wilma de Faria nos últimos oito meses de mandato, a obra foi paralisada, e a empresa EIT, responsável por sua execução, retirou do local quase que todas as máquinas e operários.
Nesta sexta-feira, 14 de janeiro, o juristas, Alcimar Antonio confirmou que estve no trecho da obra e presenciou a EIT levando do local as últimas máquinas que ainda se encontravam no local "O fato é que a Rodovia BR 226, uma das mais importantes para o Estado do Rio Grande do Norte, continua incompleta em solo potiguar. E, já em terrenos do Alto Oeste, apresenta alguns poucos buracos, embora o trecho tenha sido construído recentemente", comentou Alcimar.
A atual governadora do Estado, Rosalba Ciarlini Rosado (DEM), que recebeu o Estado em 1º de janeiro, não se sabe se haverá recursos para a execução da parte final do trecho da BR 226, que vai do ponto em que foi paralisada até a divisa com o Estado do Ceará.
Quem necessitar se dirigir a Pau dos Ferros saindo de Patu ou Messias Targino, poderá contar com estradas totalmente asfaltadas, seja passando por Itaú, seja se arriscando pela serra de Portalegre.
Nos dois casos, haverá um aumento de cerca de 30km no percurso, mas esse tempo pode ser compensado pelo fato de essas vias serem totalmente asfaltadas.
Fonte: CORREIO DO OESTE
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