sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Palestra orienta mulheres itauenses na prevenção do câncer de mama.

A Prefeitura Municipal de Itaú-RN, través das Secretarias da Saúde, Assistência Social e da Mulher, realizaram na noite desta quinta-feira (10) no Clube ACRI em Itaú-RN, uma palestra sobre a Prevenção do Câncer de Mama.

A palestra teve como objetivo alertar as mulheres itauenses quanto à prevenção do câncer de mama, visando à campanha OUTUBRO ROSA.

O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres em todo o mundo e para conscientizar a população feminina e a sociedade como um todo sobre o problema, prevenção e tratamento, foi criado o Outubro Rosa. O principal objetivo da mobilização, que dura o mês inteiro, é lembrar a população da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A cada 10 mulheres diagnosticadas com a doença no país, três morrem, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão do Ministério de Saúde.

O palestrante, coordenador da pasta da saúde do município de Itaú-RN, Nedilson Paiva, explanou sobre os métodos preventivos trazendo uma boa notícia para as mulheres itauenses.

De acordo com Nedilson, o município de Itaú-RN em parceria com o município de Alexandria disponibiliza o exame da mama, com uma demanda de 15 exames mensais, de forma gratuita. Em vista da campanha outubro rosa os dois municípios estão disponibilizando uma grande quantidade de exames para este mês de outubro, sem quantidade destinada, necessitando apenas a apresentação de xeros dos documentos de Identidade, CPF e Cartão do SUS, até sexta-feira da próxima semana (18/09), para realização dos exames na cidade de Alexandria.

O município de Itaú-RN disponibilizará transporte para as interessadas em fazer o exame de prevenção contra o câncer de mama.

A palestra contou com a presença de uma paciente, Edineide Fernandes, que foi acometida pelo câncer de mama, vindo perder a mama direita, porém com as medidas de prevenção obteve a cura e hoje testemunha essa vitória, incentivando as mulheres a buscarem os métodos preventivos, pois muitos não sabem o que é receber uma sentença de morte.

As participantes ficaram motivadas com a palestra, que serviu de orientação quanto a retirada de dúvidas e o testemunho dado por Edineide fez com que muitas delas já buscassem mais informações para realização dos exames.

A palestra foi encerrada com o sorteio de brindes e um lanche servido pelas secretarias envolvidas com o evento.






A criação do Outubro Rosa

O movimento popular, que teve início nos Estados Unidos, na década de 90, hoje é celebrado em várias partes do mundo. Ele recebeu esse nome em referência à cor do laço rosa distribuído pela Fundação Susan G. Komen for the Cure aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990, que desde então, passou a ser promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

Depois disso, no mês de outubro, os moradores das cidades passaram a enfeitar as ruas com os laços rosas, especialmente em locais públicos, para sensibilizar a população sobre o câncer de mama. O laço rosa, assim como a cor, virou símbolo mundial da luta contra a doença
No Brasil, a primeira iniciativa pelo Outubro Rosa, foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), na cidade de São Paulo, em 2002.


Fonte: Assessoria de Comunicação da PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário