quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Secretaria Municipal de Assistência Social realizou sua VI Conferência Municipal em Itaú-RN


A Prefeitura Municipal de Itaú-RN através da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou nesta quarta-feira (05) sua VI Conferência Municipal com o Tema: “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026” e o lema: “Pacto republicano no SUAS rumo a 2026: O SUAS    que temos e o SUAS que queremos” na sede do CRAS.


A Conferência teve início com o credenciamento dos participantes em seguida a Cerimonialista Anatalia Melo convidou as autoridades para a formação da mesa: Prefeito Ciro Bezerra; Primeira Dama e Secretária da Assistência Social, Jaíra Martins; A Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Avani Vieira; Representante dos usuários da política de Assistência Social, Jonali Andrade; O Psicólogo Allan Davi e o Representante do Legislativo, Vereador Presidente Antonio Dias. Para execução do Hino Nacional Brasileiro.

A Secretária da Assistência Social, Jaíra Martins, fez o discurso de abertura agradecendo a todos que compareceram a VI Conferência explicando as diretrizes para realização do evento, desejando sucesso e bom trabalho.

O Psicólogo Allan Davi disse estar muito feliz com a construção dos trabalhos da conferência, chamando a atenção para as exigências do Governo Federal e do município, destacando o trabalho do Grupo de Mulheres pela confecção das bolsas, que foram entregue aos participantes, e a presença dos candidatos ao Conselho Tutelar.

O Presidente da Câmara Antonio Dias, parabenizou a realização da conferência onde a mesma trará responsabilidades para o município de Itaú-RN com objetivos e metas.

Ciro Bezerra, prefeito municipal, iniciou seu discurso cumprimentando aos participantes em geral por se dispor a contribuir com a conferência na construção de metas e objetivos, dizendo-se feliz e satisfeito com essa contribuição da população apesar da crise que o país está enfrentando, e a Assistência é uma peça fundamental que busca interagir com a sociedade, trazendo as pessoas para dentro da inclusão social.

O Gestor Municipal disse ser importante a presença dos itauenses para construir uma política pública para tratar como política de Estado realizar os objetivos traçados, que mesmo passando por dificuldades, hoje o prefeito tem buscado recursos para executar a atenção básica. Destacando a luta dos prefeitos em Brasília, ao estarem nesse dia 05 de agosto, a manifestação dos prefeitos revoltados com a falta de compromisso do Governo Federal, na Mobilização Municipalista.

Ciro disse que a conferência é o momento de a população unir as forças junto com o poder público para poder de forma concreta, criar as políticas públicas, mas também com o pensamento que elas sejam viáveis para o poder público executar, dando condição de incluir o cidadão nas políticas públicas.

Após a mensagem do prefeito a mesa foi desfeita e a cerimonialista convidou A Presidente do Conselho Municipal da Assistência Social Avani Vieira para fazer a Leitura do Regimento Interno da VI Conferência Municipal; em seguida foi colocada em votação para aprovação da plenária, sendo aceito por todos.

A Secretária Municipal da Assistência Social fez a exposição dos serviços dos programas ofertados pela política de assistência social do município de Itaú apresentando também as dificuldades impostas para que os participantes pudessem ter ideias na construção dos objetivos e metas.


Em seguida a palestrante Dra. Tânia Regina Fernandes, assistente social, psicopedagoga e Bacharel em Direito proferiu a palestra com o tema proposto pela conferência: “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”.

Após a palestra os participantes foram divididos em grupos de 5 dimensões para elaboração das propostas e metas, ao termino foi dada uma pausa para o almoço e ao retornarem a plenária os grupos apresentaram as propostas elaboradas sendo colocada em votação, em seguida deu-se a escolha dos delegados para participarem da Conferência Estadual, sendo eleitos: Jaira Martins e Mirianete Brasil, titular e suplente respectivamente representando o Poder Público e Katson Fernandes e Sonaly Araújo, titular e suplente respectivamente representando a sociedade civil, encerando o evento.

Participaram da VI Conferência Municipal da Assistência Social: Wilson Melo, Chefe de Gabinete; Nedilson Paiva, Coordenador de Saúde; Karina Bezerra, Secretaria de Meio Ambiente; Mirianete Brasil, Secretária de Educação; Diretores Manoel Egleudo, Sandro Praxedes, Neurivânia Brasil, Zoraia Brasil e Irinelvia Fernandes; Suelia Rêgo, Diretora da UBS Mãe D’ália, Das Dores Ferreira, Coordenadora do CRAS, Edinelsa Melo, Diretora da Maternidade Marcolino Bessa; Trabalhadores do SUAS; Técnicos da Secretaria de Assistência Social, CRAS, Coordenadores, vice-diretores, alunos, professores, servidores, usuários das políticas da assistência social, imprensa e comunidade em geral.




Fonte: Assecom de Itaú-RN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário