terça-feira, 25 de agosto de 2015

Rebelião em Caicó é controlada, mas tensão entre facções rivais continua nos presídios

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Durante a madrugada desta terça-feira (25), o controle da Penitenciária Estadual do Seridó, o Pereirão, em Caicó, foi retomado por agentes penitenciários e policiais militares. Dezenas de presos conseguiram quebrar grades e tentaram invadir um pavilhão onde estavam detentos de uma facção rival para matá-los, como resposta a morte de outro preso durante a tarde desta segunda-feira (24).

Foram mais de cinco horas de tensão em Caicó, durante esta noite, e o movimento se espalhou para outras unidades, como em Alcaçuz, onde presos chegaram a iniciar um motim. O motivo é a rivalidade entre as facções PCC e Sindicato do RN.

As duas disputam poder dentro e fora dos presídios do Rio Grande do Norte e, mesmo após a retomada de controle por parte dos agentes de segurança, o clima dentro das unidades prisionais ainda é de extrema tensão. Isso porque os presos ameaçam se digladiarem a qualquer momento.

Da semana passada para cá, dois presos já foram mortos nessa briga das facções, sendo um em Caraúbas e outro em Caicó. O PCC (Primeiro Comando da Capital) é a maior organização criminosa do Brasil, tendo sido criada em São Paulo e, hoje, tendo representação e força em todos os presídios brasileiros, comandando rebeliões, assaltos e ataques foras das unidades.

Aqui no Rio Grande do Norte, o PCC vem agindo há vários anos, mas, em 2012, alguns detentos iniciaram a criação do Sindicato do RN, uma nova facção, com objetivo de obter mais lucros oriundos do tráfico de drogas e demais ações criminosas. As ações do Sindicato do RN passaram a incomodar o PCC desde então.

Fonte: Portal BO via Cidade News  

Nenhum comentário:

Postar um comentário