quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Médica de Governador Dix-sept Rosado faz estágio na Universidade de Harvard

Marília Cardoso estudou o Ensino Médio em Mossoró no antigo Cefet, se formou em Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Residência na USP, em São Paulo.

Médica potiguar, Marília Cardoso foi selecionada para estágio na Universidade de Harvard (Foto: Arquivo Pessoal) 
 Médica potiguar, Marília Cardoso foi selecionada para estágio na Universidade de Harvard (Foto: Arquivo Pessoal)
 
As dependências de uma das universidades mais conceituadas do mundo agora fazem parte da rotina da médica potiguar Marília Cardoso, natural de Governador Dix-sept Rosado. Ela se formou em Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atualmente faz estágio na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. A inspiração da estudante para a realização desse sonho partiu das aulas no setor de Nefrologia do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) quando Marília ainda cursava medicina na UFRN.

Marília Cardoso saiu da Escola Estadual Manoel Joaquim, no município de Governador Dix-Sept Rosado; cursou o ensino médio no antigo CEFET (hoje IFRN), em Mossoró; passou pelo Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) na sua formação em Medicina pela UFRN; fez Residência na Universidade de São Paulo (USP) e realizou o sonho de conquistar um estágio no Serviço de Endocrinologia do Brigham and Women’s Hospital, da Harvard Medical School.
“Do PSF a Harvard”. Esse é o lema proposto pelo professor Rivaldo Pereira para motivar os estudantes de medicina da UFRN e incentivar a humanização do atendimento clínico, independente de onde o profissional estiver.
“Os estudantes já chegam para mim muitos com olhos aguçados já pensando na formatura e eu procurar ter uma abordagem para tirá-los desse foco dessa angústia e levá-los a uma medicina com mais entusiasmo”, disse o professor da UFRN Rivaldo Pereira.
Na sala onde o método é desenvolvido com os alunos no lugar da tradicionais carteiras há murais com fotos dos estudantes durante as atividades. A própria Marília Cardoso, que conseguiu cumprir à risca a meta traçada pelo professor, tem sua foto no mural.
“Marília foi uma aluna excepcional, foi laureada. Aqueles que procuram sempre olhar em frente com pensamento positivo, com sonhos largos, foi o que ela teve. Por isso, parabéns Marília, o seu professor está aqui emocionado por você”, disse Rivaldo.

Fonte: G1/RN via Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário