quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Estudo adverte sobre risco de casos de dengue durante a Copa de 2014

Agente de saúde faz ação para combate à dengue em Campinas (Foto: Reprodução EPTV)
Um estudo publicado na revista "Nature" desta semana recomenda que o governo brasileiro tome medidas capazes de neutralizar o risco de dengue durante a Copa do Mundo-2014.
A pesquisa foi feita por Simon Hay, renomado especialista em doenças infecciosas da Universidade de Oxford, na Inglaterra.
Segundo a investigação, o risco vinculado ao vírus transmitido por um mosquito será maior em três cidades-sede da competição no nordeste: Fortaleza, Natal e Salvador.

Em outras cidades, a temporada de dengue poderia culminar antes do Mundial, previsto entre os dias 12 de junho e 13 de julho. "Infelizmente, durante este período, o risco segue sendo alto no nordeste", disse Hay, em comentário publicado no periódico científico.
"As autoridades brasileiras deveriam implementar medidas para controlar os focos em abril e maio, especialmente nos estados do norte do país, para reduzir a quantidade de mosquitos transmissores da dengue", continuou o especialista.
Induzido por um vírus transmitido na picada do mosquito, a dengue provoca inicialmente sintomas parecidos com os da gripe. Em alguns casos, podem acontecer complicações que resultam numa dengue hemorrágica, podendo ser mortal. Não existe vacina.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário