Mais da
metade (56,2%) dos alunos do 3º ano do ensino fundamental tem níveis baixos de
leitura. Isso é o que indicam os dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA)
2014, divulgados nesta quinta-feira (17), pelo Ministério da Educação (MEC). Em
Matemática, a situação é parecida: 57% dos estudantes que fizeram a prova têm
domínio fraco do conteúdo para a idade (oito anos).
Essas são
as proporções de alunos que ficam nos dois patamares mais baixos de domínio em
leitura e Matemática (cada um com quatro níveis) da avaliação. Em escrita,
26,6% deles ficaram nos dois patamares inferiores – em uma escala de cinco.
No caso
da leitura, por exemplo, não alcançar os dois níveis superiores significa que a
criança não consegue identificar uma informação explícita, no meio ou no final
do texto, em um poema ou cantiga folclórica. Em relação à escrita, estudantes
nos dois primeiros níveis não conseguem construir um texto legível e escrevem
palavras com letras trocadas.
Dos 26
Estados e o Distrito Federal, apenas seis têm menos da metade dos alunos nos
níveis inferiores de leitura.
Histórico
A ANA foi
criada com o Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), lançado
pela presidente Dilma Rousseff em 2012. Os indicadores de 2014 ficaram próximos
aos números de 2013, primeiro ano em que a ANA foi feita. O MEC não divulgou
oficialmente os dados da edição por considerá-los apenas um diagnóstico
inicial.
Em
relação à edição anterior da ANA, houve estagnação nos indicadores. Naquele
ano, 57% dos alunos ficaram nos dois primeiros níveis de leitura. Em
Matemática, esse porcentual foi de 58%. Já em escrita, 41,5% haviam ficado nos
dois patamares inferiores – mas, à época, a escala usada era de quatro níveis.
Neste
ano, a pasta decidiu cancelar a realização da ANA. O principal motivo foi corte
de gastos. De acordo com o governo, a medida também tem caráter de reavaliação
pedagógica. Há a possibilidade de que o exame seja aplicado a cada dois anos.
Fonte: Jair Gomes
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