Foto: Jornal De Fato
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) estuda a possibilidade de tornar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mecanismo de acesso à instituição de ensino superior através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), afirmou o diretor da Comissão Permanente do Vestibular (Comperve), Egberto Mesquita.
De acordo com Egberto, existe uma grande possibilidade de a universidade adotar este sistema já para o próximo Processo Seletivo Vocacionado (PSV). “Tudo leva a crer nesta possibilidade. Posso dizer a você que o processo está bastante avançado e pelo que converso dentro da universidade a comunidade é favorável a iniciativa”.
Foto: Gildo Bento
Egberto Mesquita diz que desde 2010 que a Uern vem observando o Enem e agora terá uma discussão mais profunda a respeito do tema e que passará pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) que definirá se usará ou não o Enem para o ingresso na universidade.
“A proposta será discutida no Consepe, órgão que vai analisar a entrada ou não do candidato pelo Enem na Uern. A decisão é exclusiva do Conselho que vai tirar as próprias conclusões neste sentido”.
O diretor da Comperve ressalta que ainda neste mês haverá uma série de debates em torno deste tema com vários reitores de universidades estaduais e federais que já adotam este sistema e, a partir daí, passar as experiências, boas e ruins, destas instituições que aceitam o Enem como porta de entrada.
“Ainda neste mês faremos vários debates com reitores de universidades federais e estaduais que adotam o Enem. Estes debates serão de muita valia para decidirmos o que fazer. Mas repito a decisão será do Consepe que dará a palavra final”, diz.
Em entrevista ao site da universidade, o reitor da Uern, Pedro Fernandes, diz que é muito importante o candidato participe do Enem porque essas questões da adesão estão sendo discutidas com as escolas da rede pública de ensino.
As inscrições para o Exame terá início nesta segunda-feira, 12 e prosseguirá até o dia 23 de maio. As provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro.
Fonte: Jornal de Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário