quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Inspirada em Obama, Dilma Rousseff lança conta institucional no Facebook

Página do perfil do Palácio do Planalto no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)

Depois de reativar seu perfil no Twitter e atingir mais de 2 milhões de seguidores, a presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira (20) em sua conta pessoal no microblog a criação de uma página da Presidência da República no Facebook. Em uma mensagem publicada na rede social, a chefe do Executivo ressaltou que o novo espaço virtual servirá para os cidadãos acompanherem "de perto" as atividades do governo federal.
Em vídeo publicado nesta manhã no perfil do Palácio do Planalto no Facebook, Dilma comentou sobre as características da nova ferramenta digital de sua administração.
“Olá, convido você a participar da página do Palácio do Planalto no Facebook. Ela foi lançada para ser mais um espaço para você acompanhar de perto as atividades do governo federal. Nesta página, vamos também debater a evolução dos nossos cinco pactos: o da responsabilidade fiscal, o pela reforma política, o pela saúde de qualidade, o pela educação e o pelo transporte público de qualidade. Curta nossa página, opine, participe e compartilhe conosco a transformação do Brasil em um país com igualdade de oportunidades para todos”, declarou a presidente no vídeo de lançamento da página no Facebook.
Após análises feitas por sua equipe de comunicação, ficou decidido que a página seria mais institucional e levaria o nome do Palácio do Planalto. Estão previstas algumas intervenções mais pessoais de Dilma, mas esse não será o foco. O modelo foi inspirado nas páginas do presidente norte-americano Barack Obama e do governo do Reino Unido.
Quando Dilma retomou suas atividades no Twitter, ela se encontrou com o blogueiro Jéferson Monteiro, autor do perfil “Dilma Bolada”.  O lançamento da conta no Facebook, por sua vez, foi apenas anunciado no Twitter da presidente.
De acordo com o porta-voz da Presidência, Thomas Traumann, o perfil será criado para ampliar as ferramentas de comunicação do governo com a população.
“No Twitter é como se você estivesse em um bar, com várias pessoas falando, e você precisasse gritar esperando para ser ouvido. No Facebook não. É como um jantar, para o qual você convidou seus amigos, e cada um tem sua vez de se manifestar”, comparou. Segundo ele, são formas diferentes de comunicar, que contemplam objetivos diferentes.
No Facebook, a estratégia será explicar, de forma didática, quais são os programas do governo, suas metas e como está o andamento. A ferramenta será usada para destrinchar as principais ações do Executivo.
Fonte: G1

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