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Pela primeira vez, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulgou o mapa de itens do Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio). Com ele, o candidato tem um quadro dos temas que ele precisaria saber para ter melhor nota em cada uma das provas.
Na página Mapa de Itens, o estudante ou a escola devem digitar a proficiência obtida em cada área do conhecimento (linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza). Ao clicar em "visualizar mapa", aparecerão as descrições dos itens da prova. Em negrito, estão os itens que o aluno já deve saber e, sem destaque, os temas que ele ainda precisa dominar melhor.
"É esperado que alunos que estão no nível 500, por exemplo, acertem muito mais itens desse nível e não tenham o domínio daqueles itens de níveis mais difíceis", exemplifica Dalton Andrade, professor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
O mapa não é um retrato do desempenho específico de cada estudante, mas dá a ideia de qual seu nível provável de conhecimento.
"O posicionamento de itens no mapa é um modelo probabilístico, ou seja, dada a proficiência do aluno não significa que ele errou todos os itens acima de sua proficiência, significa que ele tem baixa probabilidade de acertá-los. Assim como os itens em negrito podem não ter sido todos acertados, ele apenas tem alta probabilidade de acertá-los", explica Renato Júdice, diretor acadêmico do sistema de ensino Uno Internacional.
Fonte: Uol
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