A "Black Friday" gerou 5.602 reclamações dos consumidores em 18 horas da promoção – que teve início à 0h desta sexta-feira (29), segundo o Reclame Aqui. No ano passado, o site registrou 8.000 reclamações nas 24 horas da promoção, considerando todas as empresas.
As reclamações deste ano, no entanto, incluem o site e também o RA Chat, canal que integra os chats das lojas com o Reclame Aqui.
Por volta das 12h, a quantidade de queixas contra as dez empresas que lideram esse ranking já era recorde em relação à média diária de queixas contra essas empresas ao longo do ano, aponta o site especializado no recebimento de reclamações e termômetro para a reputação de empresas.
As empresas mais reclamadas, por volta das 20h30, segundo o site eram:
- Extra.com.br
- Submarino
- Ponto frio loja virtual
- Americanas.com
- Casas Bahia - loja virtual
- Walmart - loja virtual
- Centauro - loja virtual
- Saraiva (livraria, editora, virtual)
- Magazine Luiza - loja virtual
- Fast shop
Antes mesmo do início do evento, o site já registrava mais de 400 queixas e denúncias de consumidores sobre aumento de preços.
Em nota, o Walmart disse que todas as dúvidas dos consumidores no "Reclame Aqui" no período foram esclarecidas com contatos telefônicos ou por meios eletrônicos, inclusive as que não diziam respeito à Black Friday. "Durante o mesmo período, não registramos nenhum pedido de esclarecimento referente à Black Friday através dos canais oficiais dos Procons estaduais e municipais", disse.
O Submarino e Americanas.com disseram que não vão comentar.
A Saraiva informou, por nota, que não pode se manifestar a respeito, pois até o momento ainda não foi notificada oficialmente sobre o assunto. Disse que "é premissa da Saraiva respeitar todo e qualquer direito de seus clientes."
A Whirpool, dona das marcas Brastemp e Consul, diz que está "em contato com os consumidores que tentaram adquirir produtos nos nossos sites para garantir que a compra seja efetuada com sucesso".
O Magazine Luiza disse que "reforçou a estrutura do site e não registrou instabilidade durante o evento". A rede afirmou ter ampliado a equipe de atendimento para a promoção para "garantir o comprometimento com o site Reclame Aqui" e que firmou compromisso com a Fundação Procon-SP por um atendimento adequado na Black Friday: atendimento ao consumidor 24 horas; preços e descontos efetivos e infraestrutura reforçada para melhor estabilidade do site.
A Centauro afirma que pelo "volume excessivo de visitas", o site teve "momentos de instabilidade". A empresa diz que os acessos foram 15 vezes superiores à quantidade de visitantes recebida regularmente na loja virtual, está "trabalhando para corrigir falhas no site causadas por muitos acessos" e vai estender os descontos até a próxima segunda-feira (2).
Fonte: G1
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