sexta-feira, 24 de maio de 2013

Pesquisa Certus: Desaprovação da Gestão Rosalba Ciarlini chega a 80% em Natal.

Não é só o fato de estar à frente na pesquisa de intenção de voto que Dilma Rousseff se diferencia de Rosalba Ciarlini quando se trata do aspecto político/administrativo de suas gestões. Segundo a pesquisa da Certus, feita em parceria com O Jornal de Hoje, enquanto a presidente da República é bem avaliada no Rio Grande do Norte, a governadora estadual chega à margem de 74% de desaprovação. Em Natal, a insatisfação do eleitorado supera a marca dos 80%.

Em números gerais, a desaprovação do Governo – o que explicaria a derrota, se a eleição fosse hoje – chegou aos 74,42%, contra 20,75% de aprovação. Apenas 1,78% consideram a administração Rosalba Ciarlini ótima e 10,18%, boa. “Regular” foi a palavra utilizada por 27,76% dos entrevistados da Certus. As piores definições, “ruim” e “péssima”, foram ditas por 19,76% e 38,73% dos entrevistados, respectivamente.

Foi na Grande Natal, no entanto, onde Rosalba Ciarlini conseguiu o seu maior índice de desaprovação. O percentual foi de 80,59% de desaprovação, contra apenas 15,73% de aprovação da administração DEM. E mais: 21% consideraram a gestão “ruim” e 39%, “péssima”. Boa ou ótima foi menos de 10% dos entrevistados.

Isso, mesmo com as recentes melhorias anunciadas pelo Governo do Estado – mas não colocadas em prática – para Natal, como o projeto que pretende deixar a cidade com o índice de 90% de saneamento básico. Essa margem de 80%, por sinal, foi quase a mesma marca que Micarla de Sousa, ex-prefeita de Natal, alcançou em 2010, quando estava no final do seu segundo ano de gestão.

Depois de Natal, as regiões onde Rosalba Ciarlini ficou com maior desaprovação foram: Seridó (75%), Agreste e Trairi (74%), Central (72%), Alto Oeste (71%), Leste (67%) e Médio Oeste/Mossoró (63%). Com esse panorama, ressalta-se, novamente, a insatisfação em números consideráveis do eleitor/entrevistado de Rosalba em Mossoró. Lá, quase 37% consideram a gestão da governadora “péssima” e 13%, apenas, “ruim”. 

DILMA ROUSSEFF

Enquanto isso, baseado nos números, há até uma explicação para o fato de a governadora Rosalba Ciarlini ter, recentemente, dito que não descarta votar em Dilma Rousseff, apesar dos partidos delas estarem em posições bem diferentes na administração federal – um ser oposição e outra situação, respectivamente. A petista está sendo aprovada por 78% da população potiguar e é desaprovada por menos de 15%.

Isso, mesmo com todas as recentes críticas de deputados, sobretudo do PSB, de que o Governo Federal não estaria dando uma resposta clara com relação aos problemas da seca no Nordeste. Em linhas gerais, a gestão de Dilma é considerada boa por 41% e ótima por 18%. No interior do Estado, por sinal, os números são os mesmos ou, até, maiores, chegando a 48% boa e 18% de ótima na região Leste, e 42% boa e 20% ótima na área Central do Estado.

E entre os que aprovam a gestão, claro, está a própria governadora Rosalba Ciarlini. Para quem não lembra, na semana passada, ela se recusou a participar do programa eleitoral do DEM por ele conter críticas a gestão Dilma Rousseff, a quem Rosalba elogiou como uma gestora com perfil republicano.

Fonte: Política Pauferrense via Blog Serrinha de Fato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário