quinta-feira, 23 de maio de 2013

Bombeiros do Estado participarão da Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) estará reunido hoje, 23, às 11 horas, com os bombeiros potiguares que serão mobilizados para compor o Departamento da Força Nacional de Segurança Pública para emprego na Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude.
Ao todo, o Estado estará enviando para esta missão 19 bombeiros militares que foram selecionados a participar do Estágio de Readaptação do Efetivo da Força Nacional de Segurança Pública para os Grandes Eventos/2013. O estágio de readaptação reunirá militares de todo o País sendo dividido em três etapas, distribuídas entre os dias 26 de maio e 9 de junho.

Toda a capacitação ocorrerá na Base da Força Nacional, na cidade satélite do Gama/DF, situada aproximadamente a 35 quilômetros do centro de Brasília. O Quadro de Trabalho Semanal (QTS) será apresentado no início do estágio, juntamente com a estrutura curricular contendo instruções teóricas e práticas, podendo o regime de trabalho diário variar de acordo com as peculiaridades de cada instrução, além das atividades extracurriculares.

De acordo com o coronel Elizeu Lisboa Dantas, o estágio de readaptação é uma modalidade de capacitação que tem como objetivo atualizar, aperfeiçoar e integrar os profissionais de segurança pública dos Estados e do Distrito Federal que já possuem Instrução de Nivelamento de Conhecimento ou curso paritário e são apresentados para atuar no Departamento, apresentando as normas vigentes relacionadas com a aplicação da lei e em consonância com as diretrizes dos Direitos Humanos, bem como os procedimentos técnicos e táticos atualmente empregados na operacionalização das funções da Força Nacional.

“O Departamento da Força Nacional de Segurança Pública é um Programa de Cooperação Federativa que os entes federados conveniados firmam com a União para apoio nas atividades destinadas à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, nas hipóteses previstas no Decreto nº. 5.289/04, por meio de ato formal de adesão dos Estados e do Distrito Federal. Assim, todas as despesas de viagem, hospedagem e preparação desta tropa é arcada pelo Governo Federal de forma que o Rio Grande do Norte só tem a ganhar com esta qualificação, pois assim estaremos nos capacitando para atender melhor as ocorrências locais relativas aos grandes eventos”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Elizeu Dantas.

Fonte: Jornal de Fato via O Mural de Riacho da Cruz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário