quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Prefeito Ciro Bezerra recebe veículos e equipamentos das mãos do Governador Robinson Farias


Na tarde desta quarta-feira, 11 de janeiro de 2017, o Prefeito Municipal de Itaú, Ciro Bezerra (DEM), acompanhado pelo Secretário Municipal de Agricultura, José Roberto, Presidente da Câmara Municipal, Ítalo Medeiros e o Vereador Toinho Galego, foram até a cidade de Mossoró receber das mãos do Governador do Estado do RN, Robinson Farias, um Veículo Saveiro Frigorífico e equipamentos como balanças, computador e impressora em parceria com a EMATERN e IGARN.


Na ocasião foi entregue mudas de caju precoce através da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, totalizando 450 mil mudas, um projeto de reestruturação da cajucultura do estado, uma ação do Governo do Estado com investimento de quase trezentos mil reais, oriundos do acordo de empréstimo do Banco Mundial por meio do Projeto RN Sustentável.

As mudas serão plantadas nos municípios de Apodi, Serra do Mel, Caraúbas, Portalegre, Severiano Melo, Cerro Corá, Lagoa Nova e Jucurutu, sendo entregue simbolicamente a agricultores presente a cerimônia, ainda na ocasião o Governador e o Secretário Guilherme Saldanha, assinaram o projeto piloto de Apicultura, cajucultura e fruticultura irrigada por meio da promoção de alianças entre associações de produtores, cooperativas, centrais de cooperativas e empresas privadas, um investimento de nove milhões de reais.

Em seguida passou para entrega das ações do Estado junto ao IGARN, realizando a entrega de quatro veículos as cidades de Umarizal, Nova Cruz, Santa Cruz e Natal.
Prosseguindo com as ações referente a EMATERN, onde o Governador Robinson Faria, o Reitor da UFERSA José de Arimatéia, e a Diretora Geral da EMATERN Kátia Lopes, assinaram o termo de cooperação térmica com o intuito de unir forças juntamente com a UFERSA para atuarem em pesquisa, em ensino e extensão rural ao homem do campo potiguar.



Para José Roberto, Secretário de Agricultura, a parceria do Governo da EMATERN e IGARN são de suma importância, visto que os recursos do RN sustentável estão sendo aplicado de maneira eficaz para os município do RN, onde a Cidade de Itaú não tem medido esforços para ficar atento as oportunidades que são apresentadas diante do quadro tão difícil que o Brasil se encontra hoje. E a aquisição desses equipamentos não deixa de ser uma grande conquista.
E para encerrar o Governo do Estado por meio da EMATERN convidou os prefeitos(as) e entregou equipamentos para o projeto de apoio e modernização do programa de aquisição de alimento Compra Direta, contemplando 161 municípios, que passaram a contar com a estrutura composta por Veículos para transporte de produtos, balanças de pequena e média capacidade, livros, frízeres, computadores e impressoras.
O prefeito Ciro Bezerra disse estar muito feliz com a aquisição dos novos equipamentos, que vem para suprir alguns necessidades, em especial o carro saveiro frigorífico, que é de suma importância para o transporte de alimentos provenientes da compra direta, contribuindo para uma melhor qualidade de vida, pois saberá que a partir de então, esses alimentos estão sendo conduzidos de maneira adequada, promovendo vida e saúde aos alunos da rede municipal de ensino.
A Prefeita relembrou a luta do RN Sustentável, que teve que ir buscar em outros países, empréstimos mesmo tendo que esperar alguns anos, hoje pode se ver o resultado, dizendo-se feliz em ver o governo aplicando o projeto sem nenhuma alteração, finalizando dizendo ser como um filho que gestor e agora está sendo cuidado.
O Secretário Guilherme Saldanha destacou a crise e as dificuldades enfrentada pelo governo e a força que o mesmo tem se colocado a disposição da agricultura familiar, acreditando em um bom inverno, onde as sementes possam estar disponível no escritório da EMATERN já no final deste mês de janeiro.
A Prefeita de Mossoró Rosalba celebrou com alegria o anuncio da Azul Linhas Aéreas a operacionalização da empresa a partir do dia 12 de abril, no aeroporto e Mossoró, destacando a importância dessa parceria, para encurtar as distância para chegar a vários destinos do Brasil, fomentando o turismo das praias, do interior, das serras, das falésias e o a costa branca.
Encerrou o evento o Governador Robinson Faria dizendo ter vindo a Mossoró cumprir uma agenda intensa de trabalho, distribuída em três dias, destacando que a sua vinda não foi para discutir política, pois o partido do Governador se chama agora Rio Grande do Norte.
Fonte: Assecom de Itaú-RN
O governador falou um pouco sobre a crise financeira, dizendo que os prefeitos agora vão sentir na pele o que ele está sentindo na pele a dois anos, pois quando assumiu o governo saiu a notícia de que o Brasil estava quebrado, relembrando um bilhão de reais a menos nos cofres do estado, a Petrobras em dificuldade, sendo eleito no momento mais difícil da história.
Robinson disse estar entregando 22 carros para o programa da EMATERN da compra direta para fortalecer o agricultor familiar, que antes produziam seus alimentos com muito sacrifício e não tinha para vender; com uma mão o governo compra os produtos com a outra mão o governo dá o alimento para quem precisa.
Robinson faria continua sua visita à Mossoró até sexta-feira (13), onde nesta quinta-feira (12), entrega um tomógrafo ao Hospital Regional Tarcisio Maia, beneficiando Mossoró e toda região.
O governador celebrou a cobertura contra a febre aftosa, feita pelo IGARN, atingindo 94%, fortalecendo a exportação que estava proibida e agora alcançou o maior patamar de cobertura ficando livre da febre aftosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário