quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Recém-formados e formandos em engenharia civil na Ufersa se destacam no mercado profissional

Estudantes comemoram conclusão do último semestre de Engenharia Civil/Foto Cedida
Estudantes comemoram conclusão do último semestre de Engenharia Civil/Foto Cedida
A maioria dos profissionais recém-formados pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido está conquistado espaço no mercado de trabalho ou em cursos de pós-graduação. Um exemplo é o curso de Engenharia Civil que recentemente teve 06 alunos aprovados em concurso publico ou em cursos de mestrado. Dos 313 concluintes da Ufersa Mossoró que colam grau nesta quarta-feira, 13, a partir das 20 horas, no Requint Bufeet, 27 são do curso de Engenharia Civil. Outros 20 da Ufersa Angicos vão colar grau na próxima terça-feira, 19.

Estudantes de Engenharia Civil da Ufersa em aula de Campo na disciplina Análise de Projetos Estruturais/Foto Cedida
Estudantes de Engenharia Civil da Ufersa em aula de Campo na disciplina de geologia/Foto Cedida
Um desses profissionais é Mibson Michel Santiago Ramos que logrou êxito no concurso da Companhia Docas do Rio Grande do Norte – CODERN e, no curso de Mestrado em Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará. Atualmente, o curso de Engenharia Civil é oferecido pela Ufersa nos campi de Mossoró, Angicos e Caraúbas. “Optei por engenharia civil devido a ser um curso bastante consolidado no mercado de trabalho e por me identificar com as disciplinas especificas da área”, afirmou. Já os formados e concluintes Bruno Noronha Rodrigues, Janielly Kaline de Oliveira Ferreira e, Andrezza Vagnielly Coutinho Germano foram aprovados nos mestrados na UFC ou na UFRN. Além de Francisco Rosendo, que colou grau antecipadamente por ter sido aprovado em concurso como professor substituto da Ufersa.
Mibson Ramos é mossoroense e diz que sempre focou na engenharia civil. Ele ingressou em 2012 após concluir o Bacharelado em Ciência e Tecnologia também na Ufersa.  “Passei momentos de dificuldades, financeiras e emocionais, mas sempre com a certeza que a experiência um dia iria render boas lembranças”, afirmou, ressaltando que o apoio da família, dos amigos e da namorada foi fundamental na superação das dificuldades.
O engenheiro civil também lembra a importância de atuando como bolsistas na graduação, tanto de iniciação científica, quanto de extensão. “Foram dois anos de muita produção científica que possibilitou enriquecer o meu currículo como estudante universitário, contribuindo, desta forma, para o meu ingresso na pós-graduação”, afirmou Mibson Ramos.
Ele acredita que a Ufersa o possibilitou uma formação acadêmica adequada para enfrentar o mercado de trabalho, principalmente, o quadro de docentes e de técnico-administrativos, além da infraestrutura como a biblioteca e os laboratórios. “A minha formação na Ufersa foi bastante diversificada e apesar de ser uma universidade nova não deixa a desejar a nenhuma outra instituição. Os professores se esforçam para cada vez melhorar o curso”, considerou. Mibson não tem dúvida que a Ufersa deu suporte teórico e prático para que ele no 8º período fosse aprovado no concurso da CODERN, alcançando a quinta colocação e, mais recentemente, ter sido aprovado do Mestrado da UFC. “Também tive oportunidade de atuar como professor no Centro de Estudo e Pesquisa em Educação Profissional e no Curso Técnico de Edificações oferecido pelo PRONATEC”, acrescentou.


Fonte: Assessoria Ufersa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário