sábado, 28 de setembro de 2013

OSE de Itaú-RN deixa uma nova visão de empreendedorismo no município

O quinto e último encontro da OSE iniciou com uma retrospectiva de todas as competências vistas durante a semana. Os participantes perceberam o quanto é importante haver um planejamento na hora de iniciar um negócio.

A OSE serviu para os participantes descobrirem suas potencialidades, porque muitos não tinham nenhuma experiência com vendas, passaram a gostar da prática; outros descobriram que talvez não estavam negociando com o produto certo, tendo a oportunidade de analisar e avaliar melhor os meios de empreendedorismo, visando um futuro promissor. Esse foi mais um exemplo visto na OSE, que é necessário à pesquisa de mercado, para descobrir o que falta em uma comunidade.

Os participantes acima de tudo aprenderam as regras básicas para o lançamento de um empreendimento, visando desde a montagem, o corpo e os produtos que serão oferecidos a seus clientes, fazendo dos problemas uma oportunidade.

Assim como na vida real, na OSE também tivemos exemplos de fracasso, desistência, onde a falta de vontade falou mais alto, impedindo muitos, de dar continuidade ao seu negócio quando se deparou com o primeiro obstáculo, classificando como fim da linha, não enxergando que o sucesso poderia estar logo à frente.

Os facilitadores sempre procuram incentivar as pessoas no investimento dos negócios, mesmo que as dificuldades fossem desanimadoras, davam força na continuidade, que só através dos problemas na caminha, é que cada um adquire experiência, força e coragem para vencer na vida.

Como forma de incentivo foi realizada uma dinâmica com uma folha e papel; os participantes colocavam o nome e do outro uma qualidade; através de dobraduras os participantes a princípio pensavam estar formando um barquinho, quando na realidade era uma camisa para ser vestida na nossa modalidade comercial para ajudar na autoestima do empreendedor.

Minutos depois, todos se reuniram no salão principal para o encerramento da OSE; um represente de cada sala ficou incumbido da missão de falar sobre a importância da OSE, onde foi possível descobrir uma Nova visão de empreendedor que cada um tem e não sabem, e a OSE serviu para desabrochar essa potencialidade que deverá a partir de hoje se transformar em oportunidade.


Renato Gouveia, representante do SEBRAE-RN fez os agradecimentos finais a todos os participantes e colaboradores, em especial a equipe de apoio da Prefeitura Municipal, encerrando dizendo que o município irá receber outros treinamentos para o desenvolvimento da cidade.

O evento encerrou com o discurso do Prefeito, Ciro Bezerra (DEM), dizendo que mesmo por ter enfrentado barreiras para realização da OSE foi superado e atingiu o sucesso com o grande número de participantes. Ciro passou sua mensagem aos atuais e futuros empreendedores, incentivando no investimento do município, pedindo para que cada seja ousado em seu investimento; pedindo a participação nas qualificações que são oferecidas pelo município para dar uma melhor sustentabilidade ao município.

O Prefeito encerrou seu discurso agradecendo a toda equipe do SEBRA-RN por si disponibilizarem a realizar a OSE no município, em especial aos facilitadores que contribuíram de forma significativa na orientação dos empreendedores municipais.



De acordo com a organização o evento teve 320 inscritos, com participação de 290 pessoas, com uma média de 29 participantes, distribuídos entre 10 salas.

O encerramento da OSE teve a participação do Prefeito, Ciro Bezerra; Vice Prefeito, Paulo César; Vice Prefeito de Severiano Melo, Jacinto; agente de desenvolvimento de Severiano Melo, João e o Secretário de Administração e Finanças Marcos Moreira. 









Fonte: Assessoria de Comunicação PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário