segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Sisu 2013: convocação de candidatos em lista de espera começa hoje

Os candidatos que manifestaram interesse em participar da lista de espera do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), caso tenham obtido nota suficiente, começarão a ser convocados nesta segunda-feira (16) pelas instituições de ensino para matrícula nas vagas não preenchidas na 1ª e 2ª chamadas do sistema. O Sisu seleciona estudantes para cursos em faculdades públicas por meio da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). 

Pelas regras do sistema, os candidatos puderam aderir à lista de espera para concorrer apenas pelo curso selecionado como primeira opção no momento da inscrição. Mesmo que o candidato já tenha efetuado a matrícula na vaga apontada como segunda alternativa, ele poderá optar pelo curso preferido, bastando informar a desistência da primeira matrícula.

Neste ano, foram oferecidas 129,3 mil vagas em 3,7 mil cursos na primeira edição deste ano, 18% a mais em comparação ao mesmo período de 2012.

Ao todo, 101 instituições públicas aderiram ao sistema para a seleção de estudantes com base nas notas obtidas no Enem; foram 1.949.958 inscritos.

Em janeiro, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou o pagamento de bolsa assistência estudantil no valor de R$ 400 para garantir a permanência dos alunos cotistas de baixa renda nas universidades federais.

O benefício será concedido aos alunos de cursos com duração diária acima de cinco horas e que tenham sido aprovados no Sisu por meio das cotas sociais, ou seja, estudantes com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. A expectativa é que a medida entre em vigor em maio deste ano.

  Fonte: Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário