quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Aliados pressionam e Rosalba diz que vai mudar postura do governo



Em reunião nesta segunda-feira (25), em Brasília, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), o presidente nacional e estadual do DEM, senador José Agripino Maia, o ministro da Previdência, senador Garibaldi Filho (PMDB), o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), o presidente estadual do PR, deputado federal João Maia, e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado estadual Ricardo Motta (PMN), todos eles presidentes e líderes de partidos no Rio Grande do Norte que compõem o grupo político da governadora, reafirmaram a aliança em torno do governo do Estado, com vistas à “concretização dos sonhos e das esperanças” do povo potiguar.

Num encontro marcado pela crítica ao governo do Estado, especialmente à forma centralizada pela qual o secretário-chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado, conduz a gestão, foi definida uma nova proposta de governança conjunta, onde os parceiros políticos do governo deverão opinar acerca dos destinos políticos e administrativos do governo, visando aproveitar o momento pelo qual o estado passa, onde suas lideranças políticas despontam, no cenário federal, com grande poder de barganha e influência.

“Em nenhum outro momento de nossa história recente, tantos potiguares ocuparam funções cuja importância pudesse determinar mudanças estruturantes no processo de desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, afirma a nota assinada por todos os presentes – exceção de Rosalba, Carlos Augusto e Betinho Rosado – mas atribuída, em sua formulação, ao senador José Agripino.

Durante a reunião, que durou mais de três horas, muitas críticas ao travamento do Estado e também ao excesso de mossoroenses na administração. Uma coisa estaria relacionada à outra. Neste sentido, Henrique reiterou o desejo de ajudar o RN durante sua passagem pela presidência da Câmara, mas o governo, por sua vez, deve realizar mudanças no modo administrativo, para viabilizar este processo. “Neste sentido, ficou decidido que todos os esforços políticos serão feitos em Brasília e em nosso Estado para que, efetivadas as adequações administrativas que se recomendem, o Governo Rosalba Ciarlini e o Rio Grande do Norte se beneficiem dessa oportunidade histórica”, continua a nota.

Pressionada, a governadora Rosalba Ciarlini e o seu marido, Carlos Augusto Rosado, manifestaram explicitamente o interesse em se adequar ao desejo dos aliados presentes. “A governadora determina-se às referidas adequações, por entender que, ao mesmo tempo em que aperfeiçoa a eficácia das ações governamentais, se garante o compromisso político desses partidos com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, ressalta o texto.

CONSELHO

Durante o encontro entre Rosalba e os líderes políticos que lhe dão sustentação, ficou definida mais uma tentativa de emplacar o Conselho Político, iniciativa do final do primeiro ano de governo, em 2011, visando solucionar os mesmos problemas. Naquela época, o Conselho Político serviu apenas para garantir o apoio do PMDB e do PR à candidatura da vereadora Claudia Regina (DEM) à prefeitura de Mossoró, tendo se reunido apenas uma vez e com esta finalidade, segundo declaração de Rosalba à época.
Agora, está sendo reeditado o Conselho, com vistas a tentar, mais uma vez, inserir os aliados no contexto da administração do Rio Grande do Norte, um desejo especial dos líderes Henrique e João Maia.

Em entrevista ao Jornal de Hoje, publicada neste sábado, o deputado Henrique disse que, “mais que insatisfação, tem frustração com o governo Rosalba” e afirmou que “um governo se faz com a unidade de um grupo político forte, com planejamento estratégico, diálogo, compartilhando decisões, democratizando, sabendo ouvir críticas, escolhendo uma equipe que represente anseios, um quadro político que apoie”.

Ainda em sua entrevista, Henrique disse que “é a terceira vez que falo e não percebo resultado”, numa referência ao natimorto Conselho. “Aquele Conselho Político que se propôs achando que podia se reunir sistematicamente, discutir os fatos, receber críticas construtivas, redirecionar caminhos quando necessário, só que nunca se reuniu”, criticou.



Nélter: “Força humana nenhuma fará o PMDB apoiar a reeleição de Rosalba”

O deputado estadual Nélter Queiroz (PMDB) disse nesta manhã após a reunião desta segunda-feira em Brasília, entre os aliados de Rosalba, que o seu partido, o PMDB, vai apoiar os projetos do governo do Estado, mas não terá compromisso com a reeleição da governadora em 2014. “O PMDB vai apoiar os projetos do Estado pensando no estado, trabalhando para conseguir recursos em Brasília, aproveitando o momento do deputado Henrique na Presidência da Câmara, e de Garibaldi como ministro da Previdência. Mas, força humana nenhuma faz o PMDB apoiar a reeleição de Rosalba. E a própria Rosalba, eu imagino que não sonhe em reeleição”, afirmou.

Neste sentido, o deputado estadual peemedebista disse que a reunião dos líderes Henrique e Garibaldi com o governo e aliados foi “exatamente” o que ele esperava. “Nas entrelinhas o que entendi é que politicamente no próximo ano é o cenário de que o PMDB não irá apoiar a reeleição de Rosalba. O PMDB não indicou cargo nenhum, nem vai indicar”, afirmou.

Segundo o peemedebista o momento agora é de “esquecer política”. “Essa decisão dos líderes do PMDB foi tomada em principio. Deve haver uma reunião dos líderes com os deputados estaduais e prefeitos, mas de antemão temos o presidente da Câmara e o ministro que querem trabalhar pelo Rio Grande do Norte, melhorar essa questão da seca, que está matando o gado e prejudicando o povo, a questão da segurança pública”, afirmou. “Na questão política, cada partido tem que buscar o melhor para o seu partido e o PMDB vai lutar até o ano que vem para indicar um candidato e ganhar o governo”, afirmou.

DEFESA

O deputado Nélter Queiroz saiu em defesa dos peemedebistas do Seridó, que, segundo ele, foram agredidos pelo deputado estadual Vivaldo Costa (PR), em entrevista concedida no último domingo, em Jardim do Seridó, quando afirmou que Rosalba precisa se afastar do PMDB para seu governo decolar. “Vivaldo é um político ultrapassado”, afirmou.

“Presto minha solidariedade a todos os peemedebistas pelas declarações dele, que está pensando em seu projeto de reeleição quase impossível. Enquanto os líderes políticos dos partidos que compõem a base aliada de Rosalba estão preocupados com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, Vivaldo faz a politicagem suja e arcaica”, afirmou Nélter.

O peemedebista afirmou que “Vivaldo está desgastado no Seridó, tanto é que em 2010, quando apoiou a candidatura de Rosalba, foi impedido de subir no palanque da Democrata em vários municípios da região, como é o caso de São José do Seridó, onde a então senadora optou por receber o apoio do prefeito Jackson Dantas (PMDB), e Vivaldo ficou embaixo do palanque”.

Se referindo à eleição de 2012, o deputado Nélter Queiroz afirmou que “nenhum candidato a prefeito do Seridó apoiado por Vivaldo conseguiu a vitória. Ou seja, Vivaldo não terá o apoio em 2014 de nenhum prefeito da região”.

  Fonte: Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário