terça-feira, 28 de agosto de 2012

Fogo ameaça vegetação e animais silvestres na Serra do Lima em Patu



O fogo está consumindo parte da vegetação da Serra do Lima, em Patu, há cerca de três dias, ameaçando não só a vegetação nativa, mas também várias espécies de animais silvestres, como o macaco prego e o tatu.



Na noite desta segunda-feira, 27, o Corpo de Bombeiros de Mossoró foi chamado e a população de Patu subiu a serra para ajudar a debelar as chamas junto com muitos moradores de Patu que foram chamados através de carro de som e rádio.



A ocorrência foi comunicada as autoridades por Sherman Suassuna. Segundo ele, o vento forte e a vegetação seca proporcionaram um fogo de grandes proporções na Serra do Lima, na região do Santuário Nossa Senhora dos Impossíveis.



O secretário de Turismo, Arrílton Cândido, levou ambulância e enfermeiro e carros pipas para ajudar aos voluntários no trabalho. Os profissionais de saúde orientam como se deve comportar diante da fumaça.



Os voluntários foram convocados através do rádio. O radialista Fábio Praxedes foi que pediu, através da FM Educadora Patuense, ajuda dos voluntários. Outro que contribuiu com o chamado foi Josa Kung-Fú, que usou um carro de som.



Os voluntários estão usando folhas de coqueiro para apagar as chamas. Apesar de todo esforço, as chamas continuam avançando. A preocupação principal é que a região é muito acidentada, de difícil acesso. Sherman Suassuna destaca que estão preocupados, pois a serra de Patu é onde vive muitos macacos pregos, além de vários outros tipos de animais, que segundo ele, certamente estão ameaçados.



Fonte: O Câmera via Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário