segunda-feira, 25 de junho de 2012

Grupo Oposicionista de Itaú busca uma definição na chapa, o momento ainda é de indefinição.






Uma coisa já é certa. ITAÚ não terá candidatura única.



A redação do Cidade News tem a preocupação de trazer aos nossos leitores e ouvintes, as informações sobre os fatos, principalmente quando o assunto é política e principalmente quando se trata de Itaú-RN. Cautela é apalavra definida por nossa equipe ao sermos informados de algum fato novo que surja, por isso é que muitas vezes você procura uma informação no nosso blog, logo que surge um boato e assim não a encontra, tudo isso porque precisamos ir em busca da informação onde os fatos estão ocorrendo, ou seja, na fonte. Nada de informações precipitadas, pois corremos o risco de errar e prejudicar alguém com uma falsa informação.



Por esse motivo é que a nossa equipe de reportagem após ficar sabendo de que a chapa do PMDB estava definida fomos na fonte e descobrimos que ainda não podemos afirmar veementemente que está definida, pois ainda não tem nada oficializado, mas tudo indica que 80% da chapa do grupo oposicionista está definida. Porque? Neste sábado (22) foi realizada uma reunião entre os Partidos que formará oposição ao Prefeito Edson para a escolha dos candidatados que concorrerão o pleito de 2012.



Neste encontro a única certeza que se tem sobre algum nome é a do Pré-candidato Zé Filho Melo, que já esta definido como o candidato do grupo da oposição, já o candidato a vice-prefeito ainda precisa de alguns acordos.



Após a notícia de que a chapa do grupo oposicionista estaria completa, entramos em contato com o presidente municipal do PMDB Dr. Neurember Fernandes no final da tarde deste domingo (24) para nos confirmar se essa informação era oficial.



Ele disse que não. O nome Reykson Brasil surgiu com grande força no grupo, só que oficialmente mesmo, só na convenção de 30 junho é que poderíamos publicar algo como oficial. “Está praticamente definido, não está ainda decidido, o certo é quando a convenção se realizar” disse o ex-prefeito.



A convenção do PMDB para formar coligações está marcada para o dia 30 junho na Escola Estadual Praxedes Martins a partir das 8h até às 17h. Fica convidado para a convenção partidária os convencionados e toda população itauense que terá livre acesso inclusive a imprensa.



Segundo informou Dr. Neurmber (PMDB) ainda não tem nenhuma liderança estadual confirmada para participar da convenção. O grupo está agendando com as lideranças políticas cada participante que será definida está semana.



Os partitos que formaram a chapa oposicionista com o PMDB são: PSB, PR, PT, PTB e o PDT estes 06 partidos buscarão vitória no pleito de 2012, no intuito de eleger Zé Filho Melo como prefeito de Itaú, o vice-prefeito como dissemos, apesar de estar 80% confirmado que será Reykson Brasil, está sendo feita uma avaliação.



Segundo Dr. Neuremberg para que o nome de Reykson Brasil seja o escolhido é preciso que todo o grupo esteja de acordo, pois o que eles mais prezam no grupo é a união de todos. “O nome saiu, mas pode haver alguma divergência, alguma imposição de alguém, alguém que não vote em que fulano quisesse, em quem sicrano quisesse, nós não queremos isso, nós queremos união. Então o cuidado é pra que não haja rivalidade no grupo” falou o ex-prefeito.



O objetivo, segundo o ex-prefeito é não desagradar e perder ninguém na altura do campeonato, e mais, por ele o apoio a Reykson Brasil está definido, mais oficialmente mesmo, o nome só sairá no dia 30 de junho. “Da minha parte não há nenhuma objeção, não tenho nada a dizer, nem nada a avaliar, nem nada a exigir” disse.



Antes de encerrarmos a nossa conversa Dr. Neremberg fez um apelo aos coligados ao partido. “Eu quero até que as pessoas do partido, se por acaso a decisão não for a que a pessoa desejar, quero que as pessoas entendam que política é democrata não é com imposição, não se faz com imposição. E o PMDB não é um partido que impõe, é um partido democrático que tem direito a votar e ser votado, tem direito de abrir mão a qualquer pessoa, eu num abri mão pro meu maior adversário? Porque não, haver também um momento exato de chamar o candidato Zé Filho a chapa majoritária? Então eu tenho que ter paciência, pedir paciência aos eleitores e as pessoas ligadas ao PMDB, pedir a compreensão deles e fazer com que a gente vá para a vitória para junto com o adversário, que o meu adversário não é Airanildes não é ninguém, meu adversário é o prefeito, não tenho nada contra a pessoa do candidato do prefeito” finalizou.



Dos nove vereadores que formam a Câmara Municipal de Itaú apenas três deste não formam oposição a Edson Melo (DEM), Toinho Galego, Paulo Moreira e Sandra Praxedes. Que de acordo com Dr. Neuremberg o grupo formado pelo Democratas perderá Sandra Praxedes (PSB) como vereadora e o PMDB perderá Vanilma Brasil (PSC). Ambas foram destituídas do cargo de presidenta do partido pelo diretório estadual do Rio Grande do Norte, sendo nomeados novos nomes para o cargo. Elas não concorrerão o pleito de 2012.



Com isso outra coisa fica certa. Edson Melo (DEM) escolherá Ciro Bezerra (DEM) como seu candidato, pois segundo consta, ITAÚ-RN teria oposição caso Ciro Bezerra (DEM) fosse o indicado do prefeito. Diante disso aguardemos oficialmente o pronunciamento de Edson Melo (DEM) definindo suas escolhas.



Fonte: Arlindo Maia da Redação do Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário