sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Poderes Executivo e Legislativo de Itaú-RN terá grande probabilidade de ser governado por jovens, é possível?




Talvez não seja um fato inédito no país, mas em Itaú-RN sim! Pela primeira vez na história política do Município de Itaú-RN localizado à 358 km da Capital Natal no Estado do Rio Grande do Norte, a partir de 1º de Janeiro esta pequena cidade poderá mais uma vez fazer história, por ser  governada 100% pelo poder do jovem, isto porque, os jovens políticos itauenses, conseguiram se infiltrar na política e conquistar o voto do cidadão no dia 07 de outubro passado (2012).

Não só esse fato considerado inédito merece destaque, e sim, toda trajetória política do nosso município que foi repleta de surpresas, a começar com a escolha do candidato Ciro Bezerra (DEM) pelo Prefeito Edson Melo (DEM) para o suceder nos próximos 4 anos de administração, escolha essa que causou muito alvoroço entre os político veteranos desta cidade.

Mesmo sem apoio da maioria do Grupo Político, Edson Melo (DEM) preferiu ouvir a voz do povo, aos do interesse de um grupo que a qualquer momento poderia usar de artimanhas em uma possível traição. Tamanha decisão custou caro ao então Prefeito Edson Melo (DEM) que além de romper com o grupo político, gerou um grande conflito entre a Família Melo.



Acreditando no potencial de Ciro Bezerra (DEM), Edson Melo (DEM) apostou todas as suas fichas e em meio a ameaças do grupo, decidiu pela força e carisma do jovem de 31 anos. Sua primeira missão era fazer com que os itauenses acreditassem em seu potencial como futuro gestor do município. Iniciado o período eleitoral o jovem montou sua equipe e partiram para campanha.

Em meio a polêmicas seguia o período de campanha entre os candidatos, a cada dia as manifestações de ambos os partidos se configurava uma campanha acirrada, onde a nossa reportagem trazia toda cobertura dessas manifestações. Mas algo surpreendente aconteceu, eleito pela vontade do povo com 2.485 votos Ciro Bezerra (DEM) mostrou que fez um bom trabalho durante esses três messes das eleições.

Para o fato se tornar inédito em nossa cidade será necessário a escolha do presidente da Câmara dos Vereadores de Itaú, onde temos o jovem Alex Brasil, 26 anos, e Raikson Brasil, 27 anos. Esses jovens que também mostraram garra em suas conquistas. O Candidato Eleito Alex Brasil (PMDB) conseguiu 276 votos sendo o 7º vereador a compor a nova cadeira do Poder Legislativo Municipal, já Reikson Brasil obteve 431 votos, conquistando a 3º colocação entre os vereadores eleitos. Com isso, o jovem Itauense tem a chance de mostrar o seu caráter em governar o município e mostrar a partir de 2013 o seu potencial como gestor, buscando através de projetos inovadores uma Itaú-RN transformadora, para que não só o jovem, mas toda população possa se orgulhar da força do jovem itaunse, retribuindo cada voto de credibilidade em os terem colocados no poder, e para que com isso no futuro, possam ser merecedores dos mesmos.

A nossa reportagem entrou em contato com o Prefeito Eleito Ciro Bezerra (DEM) para saber como estava sendo para ele esse momento. Ciro declarou a reportagem do Cidade News ser uma alegria muito grande e estar muito feliz por ter sido escolhido pelo povo “Primeiro é uma alegria muito grande e um sentimento de responsabilidade redobrada, por ser jovem, ter sido escolhido pelo povo de Itaú-RN para administrar o município, é uma responsabilidade imensa que a gente está assumindo e o povo com certeza quer cobrar muito da minha administração” disse ele.

Ciro ainda revelou a nossa reportagem que em nenhum momento pressionou Edson Melo (DEM) na escolha do seu nome, pelo contrário, deixou o atual prefeito e as demais lideranças, livres para fazerem suas escolhas, reafirmando sua felicidade e ter sido escolhido pelo povo, pois o povo era quem o pedia como candidato.
Em relação ao jovem no poder o prefeito eleito revelou que já teve épocas em sua vida estar desacredito na classe política do nosso país, por ver tantas coisas erradas através dos meios de comunicação.

Mas diante dessa oportunidade Ciro acredita que poderá fazer história, arregaçando as mangas e trabalhar pelo município: “Eu mesmo teve época, quando eu morava na casa do estudante, quando eu não tinha pretensão nenhuma de ser político, as vezes eu era desacreditado com a classe política porque nos víamos tantas coisas erradas nos telejornais, nos rádios, tantas coisas que poderiam ser aprovadas, os nossos representantes entrarem na luta para que conseguissem melhorias, principalmente para a juventude. Mas hoje como político, a gente sabe, que nós temos a capacidade de mudar essa história. Então nós jovens que estamos entrando agora na vida pública, estamos realmente dispostos a arregaçar as mangas e trabalhar pelo nosso município, por que ninguém é candidato a cargo se não for com a intenção de fazer o bem, de melhorar a condição de vida dessa população do município, desse município que você prefere gerir. Então o jovem ele acredita assim como eu, eu acredito que Reikson, eu acredito também que Alex estejam entrando também com esse pensamento de fazer o melhor por Itaú. Lutar para que essa juventude de hoje, possa ser os futuros representantes, possam ser políticos, possam ser hoje incentivo, pode girar na nossa administração, no cargo dos vereadores no que eles trabalham uma lição de vida que possam pra eles servir no futuro como exemplo, que eles possam ser também políticos e trabalharem em prol do nosso município” declarou.

Questionado por nossa reportagem sobre a situação do Poder Legislativo, visto que o mesmo não contará com a maioria na Câmara, pelo menos por enquanto, se isso seria um atrapalho em seu governo. Ciro foi enfático em dizer que não, pois o mesmo acredita que os vereadores, assim como ele, estarão ali para lutar pelos direitos do povo itauense, mesmo sem a maioria na câmara o bom senso, fará com que os dois poderes (Legislativo e Executivo) caminhem lado a lado: “A campanha eleitoral acabou. Agora nós entramos numa fase de diplomados, e ai em Janeiro nós assumiremos, cada um os seus cargos, seus mandados e acredito que o pensamento tanto do poder executivo como do poder legislativo é trabalhar em conjunto, tenham apoiado o candidato A ou B, mais eu acho que o que está agora em pauta, o que é prioridade pra gente é trabalhar pelo povo. Eu acredito que não vai ter empecilho nenhum para o poder executivo trabalhar, porque o poder executivo do município de Itaú na nossa administração terá o maior interesse em fazer o bem, o bem comum, de trabalhar pelo bem estar social, melhorar a educação, a saúde do nosso município e tenho certeza que no legislativo não vai ter empecilho porque vão apoiar os nossos projetos”.

Em contato com o Vereador Alex Brasil o mesmo declarou estar muito feliz e preocupado, justamento pelo fato de ser jovem. Assim como citou o Prefeito Eleito Ciro Bezerra, o jovem de hoje vive desacreditado na política, daí a preocupação do Vereador de 26 anos, visto que, a responsabilidade em legislar caíra sobre si. Terá a partir de 2013 que honrar os seus compromissos, pois conseguiu conquistar o voto dos itauenses pelo seu jeito de ser. “É um momento de muita felicidade, mas também de muita responsabilidade. Por ser jovem a cobrança vai ser maior. Responsabilidade porque? porque fui eleito pelo voto conquistado, pessoas que acreditam num trabalho diferente, por ser jovem e por ser vereadores novos, e eu além de ser novo, jovem, então as pessoas acreditaram em mim, para fazer um trabalho diferente de alguns que tiveram a oportunidade e não realizaram o seu trabalho como vereador. Então é um prazer imenso estar como vereador e uma preocupação também muito grande em atuar e realmente atuar como vereador, fiscalizar e aprovar projetos”.

Questionamos o jovem vereador a respeito da visão da sociedade do município de Itaú-RN em acreditar na força do jovem no poder, visto que nessas eleições os jovens políticos conquistaram um grande marco na política do município e terão a oportunidade der tornar isso em realidade, ou até mesmo histórico, claro, dependendo da visão dos legisladores veteranos.
Alex acredita que sim: “Por serem jovens e terem uma mente voltada para o futuro tem a capacidade de administrar com melhores condições, dando oportunidades ao jovem, por serem jovens e entenderem o que eles pensam”, declarou.

O jovem vereador também defendeu os seus colegas vereadores ao dizer que a experiência é uma peça fundamental para uma boa administração, mas que isso não é empecilho para os jovens mostrarem seu jeito de governar, pois experiência se adquire com as oportunidades. “A experiência conta muito pra isso, a gente está entrando agora em busca de um novo aprendizado, mas isso não que dizer que não somos capazes. Eu acho que o jovem tem muita capacidade, porque? Porque a gente ao se candidatar já estamos preparados, porque só se candidata quanto está preparado e quando é escolhido pelo povo, então é porque o povo acredita em sua capacidade de desempenhar esse trabalho. Então eu acredito que com essa força a gente pode desempenhar um trabalho melhor de quem tem experiência” finalizou Alex.
A nossa reportagem tentou contato com o vereador eleito Reikson Brasil, mas o celular estava desligado ou fora da área de cobertura.

Fonte: Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário