quarta-feira, 16 de maio de 2012

Com pior seca dos últimos 30 anos, Bahia terá chuva artificial para combater estiagem



Cidades que sofrem com a seca na Bahia, a pior dos últimos 30 anos, devem receber chuvas artificiais nos próximos dias. O governo vai iniciar o projeto na região da Chapada Diamantina e sudoeste do Estado. A expansão do programa será avaliada de acordo com os resultados. 
Caso o projeto seja efetivo, outros municípios serão beneficiados até setembro. De acordo com o governo da Bahia, a chuva artificial ocorre por indução, que consiste em semear água nas nuvens com potencial para chuva e acelerar o processo natural, precipitando-as. Um avião entra entre as nuvens e borrifa a água. 

O projeto-piloto terá investimento de R$ 200 mil. A decisão do programa foi tomada em reunião da Secretaria de Agricultura e o Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) para tentar amenizar os prejuízos da seca. 

Emergência
Mais de 230 municípios baianos estão em situação de emergência por causa da falta de chuvas no Estado. A situação é considerada a pior dos últimos 30 anos. Mais de 50% da população foi afetada.
Segundo a União dos Municípios da Bahia, a seca que atinge o semiárido nordestino deve prejudicar a produção de milho e feijão, além de inviabilizar a de mel e leite.
Desde segunda-feira (14), os agricultores familiares prejudicados pela seca podem sacar o crédito emergencial nas agências do Banco do Nordeste. Os recursos poderão ser usados como capital de giro, investimento e custeio.

Fonte: R7 via João Moacir

Nenhum comentário:

Postar um comentário