segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Estudante que ficou com o 2º lugar nas provas objetivas do curso técnico integrado de Informática do IFRN tem redação zerada.

Liandra Melo Carvalho
A estudante Liandra Melo Carvalho (13 anos), residente na cidade de Severiano Melo-RN, que participou do processo seletivo do curso técnico integrado de Informática do IFRN – Campus Apodi  e que ficou em 1º lugar no campus  e  como o 2º lugar do Estado obtendo a nota 86.84 na prova objetiva, teve sua redação zerada pela bancada de correção das provas.
A redação se tratava de uma carta argumentativa e a estudante esqueceu apenas de colocar a data e o local e por isso teve sua redação zerada.
A família de Liandra já entrou com um processo administrativo contra a correção e esperam que a mesma seja revista.
Liandra Melo era estudante de escola particular, o Colégio e Curso Vitória do Saber da cidade de Itaú e sempre teve notas excelentes, o que foi mostrado também o quanto ela era dedicada aos estudos quando conseguiu ficar em 2º lugar no estado nas provas objetivas do IFRN.
Segundo relatos do pai da jovem, o Sr. Nilton Carvalho, não só a sua filha passa por esse problema, outros jovens estão na mesma situação e também já estão entrando com recurso contra a correção.
Em comentário postado no facebook, a professora Janaina Linhares do Colégio e Curso Evolução dá a sua opinião:
 Eu também fiquei sem respostas para tal ato injusto sobre a nota da redação de Liandra Melo. A instituição IFRN, pelo pouco que a conheço, é muita rígida em suas correções, mas zerar uma redaçãode um aluno é uma ação meio brusca e sem nenhum compromisso com a educação. A proposta de redação foi uma carta argumentativa e por mais que a candidata tenha esquecido alguma parte da carta, como por exemplo, data, saudação ou algo do tipo, mas onde fica o conteúdo da carta? Conheço bem a candidata e sei que escreve muito bem. Como pode uma instituição de ensino respeitadíssima cometer esse equívoo? Foi válido sim entar com recurso. Os corretores devem ser mais cautelosos e terem critérios mais claros e objetivos para tal correções. Isso pode prejudicar ainda muita gente. Não podemos ficar ilesos a esses casos. Zerar um texto é dizer ao candidato: "Você não tem nenhuma competência linguística em sua língua" Isso é absurdo. Repito: E onde fica o conteúdo? a corência com a proposta? a coerência? Infelizmente, IFRN, é uma pena dizer isso, mas a instituição não está indo ao encontro do que tanto prega em seu projeto político pedagógico e de outras leis da educação nacional, como LDB e Paramêtros Curriculares Nacionais. Dou o meu total apoio a candidata. Abraços”.


O Blog Atualidades dá o total apoio a candidata Liandra Melo e deseja que tudo seja resolvido.

4 comentários:

  1. Eu também fiz esse exame de seleção para o campus Parnamirim, O IFRN devia se envergonhar, pq uma menina que tira 2º lugar no RN não merece tirar zero....Estou torcendo por vc liandra

    ResponderExcluir
  2. TEMOS AINDA AMIS UM PAI QUE SEU FILHO EM SEVERIANO MELO O MESMO FICOU EM 7 LUGAR NA PROVA OBJETIVA SEU FILHO RAUL(PAI) ALDECI GOMES..., E AINDA O DANIEL FILHO DO AMESTRO DA BANDA FILARMONICA DE APODI/RN DR, JANILSON CARVALHO, E AIND AO FILHO DA DR.A E PROFESSORA DE QUIMICA DO COLEGIO PEQUENO PRINCE DE APODI A SR.A SUZANA... NÓS ESTAREMOS UNIDOS E VAMOS A BRASILIA SE AQUI NÃO SE RESOLVER ESTE CASO... CONTATOS NILTON CARVALHO 9664-4334 E 9698-2300

    ResponderExcluir
  3. QUERO AQUI AGRADECER AO BLOG ATUALIDADES POR ESTE APOIO EM NOMES DOS PAIS QUE ESTÃOS NESTA LUTA DR. JANISON CARVALHO E SUZANA DE APDOI/RN E AINDA ADECI GOMES E NILTON CARVALHO DE SEVERIANO MELO RN

    ResponderExcluir