segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Campanha de Educação Ambiental e Balneabilidade das praias começa no RN

 (Ana Amaral/DN/D.A.Press)

O Projeto Estudo de Balneabilidade das Praias do Rio Grande do Norte, desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), em parceria com o IDEMA, Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte e com o Governo do Estado, vai beneficiar a população potiguar, através da divulgação do boletim de qualidade das águas das principais praias do litoral do RN.

A Campanha de Educação Ambiental e Divulgação do Projeto, sob Coordenação Geral do Professor de Gestão Ambiental do IFRN, Msc. Leonardo Pivotto Nicodemo, irá visitar 13 praias durante seis finais de semana distribuídos entre os meses de janeiro e fevereiro de 2012. Neste período, as equipes do projeto vão estar disponíveis para tirar as dúvidas dos banhistas com informações como: a importância da qualidade da água para a saúde das pessoas, explicações sobre os procedimentos de análise laboratorial e orientações a respeito da preservação do meio ambiente no litoral.

As abordagens serão realizadas tanto nas bases do projeto quanto nas mesas das praias, onde além das informações sobre a balneabilidade, os banhistas poderão participar de uma pesquisa de percepção ambiental que irá gerar trabalhos acadêmicos, objetivando envolver os alunos no ensino, na extensão e na pesquisa.

Além da informação aos adultos, as crianças também receberão uma atenção especial através das atividades lúdicas desenvolvidas à beira-mar.

O programa, que é responsável por realizar o estudo de balneabilidade das praias do RN, ou seja, avaliar a qualidade das águas das principais praias do estado, vem sendo desenvolvido desde 2001, entrando na sua 11ª edição. Em 2012, vão participar 28 profissionais distribuídos entre coordenação; monitoria ambiental composta por alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e da Licenciatura em Geografia; Monitoria de Lazer, cuja equipe é composta pelos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Desportiva e do Lazer, além dos motoristas do IDEMA.

A Coordenação da Campanha tem a expectativa de apresentar os estudos para uma população aproximada de 10.000 banhistas ao longo dos seis finais de semana, obtendo assim êxito em mais um ano de trabalhos prestados à população local e ao público de turistas que visita as praias do Rio Grande do Norte.

A Campanha ocorrerá nos dias 14 e 15, de janeiro nas praias de:

1-    Natal - Pta Negra / Morro do Careca
2-    Natal - Pta Negra / Free Willy
3-    Natal - Praia dos Artistas
4-    Natal - Praia do Meio
5-    Natal - Praia do Forte
6-    Natal - Redinha / Rio

Nos dias 21 e 22 de janeiro:
1-    Natal - Pta Negra / Morro do Careca
2-    Natal - Pta Negra / Free Willy
3-    Natal - Praia do Forte
4-    Natal - Redinha / Rio
5-    Parnamirim – Cotovelo
6-    Parnamirim - Pirangi do Norte

Nos dias 28 e 29 de janeiro:
1-    Natal - Pta Negra / Free Willy
2-    Parnamirim – Cotovelo
3-    Parnamirim - Pirangi do Norte
4-    N.Floresta- Búzios
5-    Natal - Redinha / Rio
6-    Extremoz Jenipabu
Nos dias 04 e 05 de fevereiro:
1-    Tibau do Sul- Pipa
2-    Natal - Pta Negra- Acesso Principal
3-    Natal - Pta Negra / Final do Calçadão
4-    Natal - Praia do Forte
5-    Extremoz – Jenipabu
6-    Extremoz – Pitangui
Nos dias 11 e 12 de fevereiro:
1-    N.Floresta – Búzios
2-    Parnamirim - Pirangi do Norte
3-    Natal - Pta Negra / Morro do Careca
4-    Natal – Pta Negra Free Willy
5-    Tibau – Tibau
6-    Macau - Camapum


Fonte: DN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário