terça-feira, 16 de outubro de 2012

Filarmônica José Praxedes Fernandes apresenta-se na Paraíba


Igreja de São Geraldo Majela - Poço José de moura-PB


Em uma cidadezinha aconchegante no sertão paraibano, denominada Poço José de Moura-PB, a Banda Filarmônica José Praxedes Fernandes, mais três (03) filarmônicas se apresentaram no 2º encontro de filarmônicas realizado pela secretaria de cultura, em prol da Festa de Emancipação Política e do Padroeiro da Cidade São Geraldo Majela. São elas, Filarmônica Joaquim Moreira e Silva de Triunfo-PB, maestro Everton Luiz; Filarmônica São Geraldo Majela de Poço José de Moura-PB, maestro José Renato da Nobrega; Filarmônica Nossa Senhora dos Milagres de Bernardino Batista-PB, maestro Geraldo Moisés Júnior e a Filarmônica José Praxedes Fernandes de Itaú-RN, maestro Gildásio Ramos.



Cada filarmônica fazia 03 três apresentações no patamar da Igreja. A primeira filarmônica a fazer sua apresentação foi a filarmônica da cidade Bernardino Batista-PB, fundada em 2003 com a finalidade de desenvolver a cultura do município e estimular os jovens para a música, apresentando o Dobrado Dois Corações; A conquista do paraíso e o Pouti-pourri de Carlos Gonzaga.



A Banda Filarmônica José Praxedes Fernandes foi a segunda a fazer sua apresentação com as músicas: Tema do filme Rock; Espera, segundo movimento da cantada natalina e Relembrando o Gonzagão.



Em seguida a Filarmônica Joaquim Moreira e Silva, apresentando as músicas: Dobrado Manoel Vitoriano; Admirável gado novo e Nivaldo no choro.



Encerrou as festividades da noite a Filarmônica do Município de Poço José de Moura, Filarmônica São Geral Majela que já tem 57 anos de existência apresentou as músicas: Roial Cinema; Deixa a vida me levar e Quem sabe.

Além das Filarmônicas vários músicos do município de Poço José de Moura, receberam comendas como gratidão ao papel e a doação para o crescimento musical do município.

A secretária de cultura Maerdaladiana falou a nossa reportagem da importância em incentivar os músicos para que os mesmos permaneçam se doando a filarmônica; para isso a câmara municipal aprovou um projeto de incentivo para que os mesmos possam continuar se esforçando e fazendo o melhor, levando o nome do município; a secretária agradeceu a doação da Filarmônica José Praxedes Fernandes de cidade de Itau-RN que veio trazer seu brilho e mostrar um pouco de sua experiência as filarmônicas da Paraíba. Lembrando que a Banda de Itaú foi a única de outro Estado a fazer parte do evento.

Questionamos a secretária Mardaladiana como se deu esse intercambio entre as bandas, visto que, a distância que as separa são bastante grande. Ela nos respondeu que foi através dos próprios membros que se comunicavam na UERN, e através desse contato foi possível realizar o convite a filarmônica do município de Itaú-RN, que aceitou o convite em participar desse encontro, para essa troca de experiências entre as bandas.

Ao percebermos o incentivo em que a populações e os políticos davam a Banda São Geral Majela, perguntamos ao maestro Gildásio Ramos porque no município de Itaú-RN não acontecia o mesmo, perdendo assim vários componentes com grandes talentos musicais por não ter meio de sobrevivência no município de Itaú. Gildásio declarou que falta sim esse incentivo, o jovem músico precisa buscar em outros lugares a sua sobrevivência, visto que na cidade de Itaú-RN não oferece meios para a permanência dos mesmos. Em relação aos políticos foi algo que deixou em aberto, pois alguns vereadores eleitos prometeram mudar esse quadro nos próximos anos.

Algo curioso é que a madrinha da banda de Itaú-RN, atual vereadora Sandra Praxedes, não encaminhou nenhum projeto que viesse beneficiar a filarmônica. Gildásio continua esperançoso de que algo venha mudar nos próximos quatro anos.

Quem dera os nossos políticos pudessem tomar como experiência, projetos que são aprovados pelos municípios que apoiam e acreditam na força do jovem em mostrar seus talentos, usando de maneira significativa, ou seja, em prol do município, ao invés de estar sendo desperdiçados em meio ao “mundo globalizado”.



O maestro Renato da Filarmônica de Poço José de Moura-PB encerra nossa matéria incentivando os jovens músicos a praticar, estudar, não faltando aos ensaios marcados e buscando cada vez mais na prática a perfeição de um bom músico. Parabenizando a Banda de Itaú, pela bela apresentação, classificando-a como um estouro de banda.


Fonte: Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário