sábado, 12 de março de 2011

Mossoró - Famílias ficam apreensivas com parentes no Japão

Terremoto Falta de notícias e dificuldades de comunicação com parentes desaparecidos trazem angústia e preocupação a famílias em Mossoró
ALVANI GURGEL e Eri Sugimoto estão apreensivas com a situação dos familiares


O terremoto que causou a tsunami no Japão e que tem feito muitas vítimas no país está preocupando pessoas do mundo inteiro. Em Mossoró, famílias que têm parentes que residem naquele país estão apreensivas com a situação. Em alguns casos não há notícias desses familiares.
A família da dona de casa Alvani Gurgel de Medeiros é um exemplo disso, o seu filho Francisco da Nóbrega Gurgel Neto mora no Japão, onde trabalha como mecânico industrial. "Quando acordei e vi a notícia pela televisão fiquei muito apreensiva, temi pelo meu filho, pelos meus netos e bisnetos. Fiquei tremendo e me deu logo dor de cabeça", disse a mãe do brasileiro.
Francisco Gurgel Neto tem uma filha que mora em Mossoró com a avó Alvani, a adolescente Eri Sugimoto Gurgel, filha de seu casamento com uma japonesa. "Eu estava dormindo quando minha tia chegou me acordando para dar a notícia logo cedo. A minha primeira reação foi chorar, porque meu pai mudou de telefone recentemente e eu ainda não tinha o contato dele", disse a jovem, que está no Brasil desde os cinco anos de idade, quando a sua mãe faleceu no Japão.
A agonia da família foi minimizada quando Francisco Gurgel, que mora na cidade de Gifu-Ken, no Japão, ligou para a família às 8h, horário de Brasília. "Ele imaginou que nós estivéssemos acompanhando pela televisão e ligou para dizer que na cidade onde mora os tremores foram poucos e que o nível da água ainda não subiu, mas mesmo assim continuamos apreensivos, pois ele está muito longe e daqui não podemos fazer nada", disse a filha de Francisco Gurgel.
A preocupação, no entanto, continua, pois um dos filhos de Francisco Gurgel, neto de dona Alvani e irmão de Eri, Elton Hisao Sugimoto, tem a mesma profissão do pai e mora em outra cidade do Japão que foi atingida pelos tremores e pelas ondas gigantes. Elton mora na cidade atingida, com os dois filhos e a esposa, deles a família em Mossoró ainda não tem notícia. "Tanto nós aqui do Brasil, quanto meu pai lá no Japão estamos preocupados, sem notícias deles, porque, segundo meu pai, não consegue contato com eles por telefone e a cidade é um pouco distante da que ele mora", disse Eri Sugimoto.
Francisco Gurgel Neto mora no Japão há quase 30 anos, quando foi para trabalhar como mecânico industrial, lá ele casou e teve dois filhos. Gurgel, como é chamado pelos familiares, esteve no Brasil há quatro anos. "Eu estou muito nervosa porque só vejo muita desgraça pela televisão, temo pelo meu filho, mesmo já tendo notícias dele, e mais ainda pelo meu neto e meus bisnetos. Não sabemos do paradeiro deles, e tantas famílias estão perdendo seus familiares com esse acontecido. O que eu posso fazer é pedir muito a Deus pela sua misericórdia com a minha família e pedir às pessoas que rezem pela minha família e por essas tantas que estão passando pelo mesmo ou pior", disse.

Fonte: GAZETA DO OESTE

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário