quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Casal gasta R$ 30 e monta chuveiro sem tubulação de água e energia elétrica

Família cria chuveiro independente de ligação hidráulica e elétrica para garantir banho
Um casal de Suzano (SP) usou uma caixa de descarga de plástico e uma ducha para criar um chuveiro que consome apenas seis litros de água, independente de instalações elétrica e hidráulica.
A peça custou R$ 30 e foi montada com a ajuda de um funcionário de uma loja de materiais de construção. Com a instalação, a família tem garantido o banho nos dias de corte de água no condomínio e economizou energia elétrica.

O "chuveiro elegante", como a engenhoca foi apelidada pela coordenadora pedagógica Lilian Keli Lima, foi instalado dentro do box e é usado pelos quatro moradores do apartamento de acordo com a disponibilidade de água na caixa do prédio.


"Aqui no condomínio nós decidimos que só teria um pouco de água pela manhã, um pouco a tarde e um pouco a noite. Se eu chego em casa e não tem água no chuveiro normal, a gente usa o outro. Se precisar, a gente esquenta um pouco da água no fogão para ficar mais morno", explicou.


Lilian Lima usa duas garrafas PET de 3 litros ou 3,5 litros cada para abastecer o reservatório antes do banho. Ela enche as garrafas nos períodos em que o prédio libera o uso da água. A coordenadora pedagógica, que enviou fotos da criação pela ferramenta colaborativa VC no G1, garante que é possível tomar um banho de cinco minutos com os seis litros, porque a pressão é menor.

Com a medida, a família aprendeu a tomar a ducha em pouco menos que cinco minutos. "Meu filho gasta uns três litros só. Ele tem 9 anos e usa menos água porque tem cabelo curto. No meu caso, eu uso um pouco mais porque meu cabelo é mais comprido", disse. O que sobra do banho é armazenado em baldes, para reúso na descarga e faxina da casa.

Além do "chuveiro elegante", a família adotou outras medidas criativas para economizar. Uma delas é a substituição da torneira da pia do banheiro por uma válvula, que normalmente é usada em frascos de sabonete líquido. Com isso, houve redução do consumo na hora de lavar as mãos, sem deixar de lado a higiene pessoal.
> Deixe sua dica de economia nos comentários ou envie através do VC no G1.
> Se você achou a dica útil, compartilhe nas redes sociais pelos atalhos abaixo.
Família de Suzano (SP) usa medidas alternativas para economizar água no apartamento 

Fonte: G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário