quarta-feira, 16 de julho de 2014

Médicos da rede municipal retomam greve em Natal

Hospital dos Pescadores, nas Rocas, em Natal (Foto: Ricardo Araújo/G1)

Os médicos do município de Natal retomaram nesta quarta-feira (16) a greve que foi suspensa no dia 12 de junho por determinação judicial em ação da Prefeitura de Natal. De acordo com o Sindicato dos Médicos, o percentual mínimo de 30% será mantido para garantir o atendimento nas unidades de saúde.

Os médicos reivindicam a incorporação das gratificações em parcela única para o mês de agosto; a atuação de uma comissão de médicos para a criação de um plano que busque a implantação do piso Fenam, piso salarial da Federação Nacional dos Médicos, até o ano de 2018; e demandas relativas a melhores condições de trabalho, abastecimento e recuperação estrutural das unidades de saúde.
A categoria deflagrou greve no dia 26 de maio, mas a Procuradoria Geral do Município entrou com ação no Tribunal de Justiça para impedir a continuidade da greve dos médicos do município de Natal durante a Copa do Mundo. O desembargador Francisco Saraiva Dantas Sobrinho emitiu parecer favorável à ação e estipulou, caso houvesse descumprimento da decisão, a penalidade de uma multa diária de R$ 20 mil, além de cobrança de R$ 2 mil aos presidentes dos sindicatos, individualmente. Por este motivo, o Sindicato dos Médicos do RN suspendeu a greve a partir do dia 12 de junho.
Na segunda-feira (21) será realizada nova assembleia para avaliar o movimento e analisar algum possível posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde de Natal.
Fonte: G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário