terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Maioria dos aprovados pelo Sisu na UFRN reside no Rio Grande do Norte



Dados do Sisu na UFRN (Foto: Caroline Holder/G1)Dados do Sisu na UFRN (Foto: Caroline Holder/G1)
Dos 1.395 aprovados no Sisu - Sistema de Seleção Unificado - na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), 1.231 declararam que residem no estado, como divulgou a Pró-reitoria de Graduação da instituição. Os demais, 164, são oriundos de outras partes do país, sendo a maioria destes de São Paulo.
"O grande temor dos candidatos era de que a maioria dos aprovados fosse de fora do RN. Mas isso não aconteceu. O Sisu é uma forma positiva de ingresso no sistema federal, uma vez que permite a opção de estudar em qualquer unidade do Brasil. Contudo, muitos ainda preferem ficar perto da família e não ter gastos com a vida em outros estados", declarou Adelardo Medeiros, pró-reitor adjunto de graduação.
Para o primeiro Sisu do ano, com entrada no primeiro semestre de 2013, a UFRN disponibilizou 1.395 vagas, divididas em 55 cursos de graduação. Os líderes em concorrência, como medicina e direito, não foram incluídos nesta primeira etapa. Como possuem duas entradas por ano, a primeira foi exclusivamente por meio do vestibular, e a segunda, em julho, será através do Sisu.

Adelardo Medeiros (Foto: Caroline Holder/G1)Adelardo Medeiros (Foto: Caroline Holder/G1)
"Os candidatos têm três chances de entrar na UFRN: o vestibular, o Sisu do primeiro semestre e o segundo que será no meio do ano. A nota do Enem vale para os dois processos do Sisu, organizado pelo Ministério de Educação", afirmou Adelardo.
Os aprovados deverão realizar o cadastramento na UFRN nos dias 18, 21 e 22 de janeiro. Quem não comparecer à universidade estará abrindo mão da vaga, a qual será disponibilizada para a segunda chamada, a ser realizada nos primeiros dias de fevereiro. Caso ainda sobre, a universidade fará uma terceira e última chamada. "É de extrema importância que o aprovado faça o recadastramento, sob pena de perder a vaga", acrescentou Adelardo.
Os candidatos cotistas devem apresentar os documentos que comprovem a reserva de vaga, como histórico escolar da rede pública de ensino, comprovantes de renda e de etnia, este último é uma declaração feita pelo próprio candidato. "O candidato que se declarou negro, pardo ou índio não precisa provar a cor. Basta se declarar. Corresponde a forma como ele se reconhece", enfatizou o pró-reitor.

Confira aqui  o edital completo do cadastramento na UFRN com a documentação necessária para as matrículas.

Fonte: G1 via Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário