terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Pane atinge vários municípios da região Oeste

Interrupções no  fornecimento atingiu boa parte de MossoróVários bairros de Mossoró ficaram sem energia durante boa parte do último domingo, 20. Segundo nota de esclarecimento divulgada pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), o fornecimento de energia foi interrompido três vezes ao longo do dia.
A primeira interrupção aconteceu às 3h e foi ocasionada por uma atuação do sistema de proteção da Cosern, que provocou o desligamento automático das Linhas de Transmissão da Companhia, que interligam as subestações de Mossoró I, Mossoró III e Barrocas. O ocorrido afetou os municípios de Mossoró, Baraúna, Areia Branca, Serra do Mel e Porto do Mangue. O fornecimento foi restabelecido às 5h20. Segundo a Cosern, ainda está sendo apurado se, além das primeiras chuvas ocorridas na região, outras causas tenham motivado a interrupção do serviço.
Às 5h, outro problema na Subestação Mossoró II, localizada na BR-304, ocasionou a interrupção em outros municípios circunvizinhos. O fornecimento foi restabelecido também às 5h20. Como a subestação é de propriedade da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), a Cosern aguarda um posicionamento da Chesf quanto à ocorrência.
Outro problema ocorreu às 17h38, por um defeito na Subestação Mossoró I, localizada na BR-110, o que provocou falta de energia em bairros como Sumaré, Alto de São Manoel, Costa e Silva e parte do Centro. Segundo a Cosern, o fornecimento foi restabelecido às 18h10, e que, em todas as ocorrências, atuou prontamente para restabelecer o fornecimento às áreas afetadas, de modo a minimizar os impactos aos consumidores. 
Consumidores relatam prejuízosO estudante Felipe Rafael, que mora no bairro Lagoa do Mato, teve um prejuízo financeiro com a falta de energia que aconteceu durante a madrugada do último domingo. O estudante conta que da última vez que tinha ligado o seu computador, o monitor estava normal, mas depois da interrupção do fornecimento, o aparelho não ligou mais.
"É uma irresponsabilidade por parte da empresa porque agora eu precisei comprar um novo monitor. Decidi não acionar o Judiciário porque uma pessoa aqui da minha rua teve uma geladeira queimada e acionou a Cosern para o ressarcimento. No entanto, ela perdeu a causa. Então não fui atrás disso", afirma o estudante.
A dona de casa Jucineide Ferreira mora no bairro Bom Jardim e afirma que estava em Tibau, quando faltou energia. "Lá em Tibau também faltou energia, mas não tivemos prejuízo. O pior aconteceu quando chegamos em casa, em Mossoró, e percebi que toda a comida que estava no congelador e no freezer havia descongelado", destaca a dona de casa.
A dona de casa Sílvia Dias, que mora no bairro Nova Vida, afirma que o prejuízo da interrupção do fornecimento de energia foi o calor durante a madrugada. "O problema foi enfrentar a onda de calor durante a madrugada. Com as altas temperaturas, não dá para ficar sem ventilador", afirma a dona de casa.
A falta de energia alterou, inclusive, a programação da Rádio FM 93. O diretor de programação da rádio, Oberdan Silva, conta que o fornecimento de energia foi interrompido duas vezes no local. "A última falta de energia interrompeu a transmissão dos jogos do campeonato potiguar. Então perde a rádio, os ouvintes e os anunciantes. Além disso, pode acarretar perda de equipamentos, o que não aconteceu dessa vez", afirma o diretor de programação.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário